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Unity 2D Intermédiario – Índice

TUTORIAL CRIADO COM UNITY 5.1 E VÁLIDO ATE 5.3

A PARTIR DO 5.4, ALGUMAS COISAS MUDAM. EX: SE O SEU PERSONAGEM NÃO ANDA PARA A ESQUERDA, REMOVA O VALOR NEGATIVO DO -VECTOR3.RIGHT.

Acompanhe o Tutorial de Nível Intermediário com Unity 2D!

Jogo

Sem versão jogável ainda

71 comments

  1. Como Faazerr disse:

    Hehe ancioso esperando(Bruno estou usando outra conta)

  2. Como vocês encontraram essa página que eu nem divulguei ainda >.<

  3. edsonp157 disse:

    Muito bom seu site!

  4. mariosergio17 disse:

    E precisa divulgar?? hehehe

  5. estou acompanhando o tutorial do unity basico, realmente está muito bom, não vejo a hora desse aqui sair

  6. RodLouzada disse:

    Estou ansioso esperando novos tutoriais. Vcs sao realmente muito bons !!

  7. Luan disse:

    Muito bom seus tutoriais!
    aguardando o tutorial de Unity avançado ^^
    valeu cara!

  8. Gari disse:

    Sem previsão? OK OK eu aguardo, kkk *———-*

  9. David Sousa disse:

    Data prevista para o inicio do tutorial?

  10. carloswgama disse:

    Negativo David.

    Estou afastado do site por algumas questões pessoais. Depois que resolver tudo e ficar “livre”, ainda terei que estudar as novas atualizações da engine, então não deve ter nada esse ano.

  11. David Sousa disse:

    Vi agora o motivo(conheci o site hoje)… Boa sorte então, e vou ficar esperando. 😛

  12. David Sousa disse:

    ei Carlos, tem algum contato para eu te perguntar um negócio, aah e vc tem tempo para me reposnder? se tiver me passa, to quebrando minha cabeça e n consigo achar..

  13. carloswgama disse:

    Infelizmente não ando ajudando as pessoas não David :/

    Eu estou ligado que o pessoal tem problema, mas se eu abrir espaço para um tenho que abrir para todos.

    E o tempo ainda está bastante limitado.

    Mas se não for pedindo para fazer um código ou algo do tipo sendo apenas a minha opinião ou se eu tenho ideia de como fazer algo (De forma teórica, sem tocar em código), ainda dá para responder por não ocupar bastante tempo. Ai você manda para [email protected]

  14. William disse:

    Muito bom.

  15. Voce disse:

    Hey Carlos?Eu conheço o jogos indle desde que você estava começando o tutorial 2d lá…. Caro to com saudades de você…. Quando você vai poder voltar?

  16. carloswgama disse:

    Cara eu prefiro não definir data. Vai depender muito do meu orientador e andamento. Para ter ideia já devia ter terminado, mas na ultima reunião que eu consegui, depois de pedi reunião desde o inicio, resolvi refazer tudo do zero :S

    Maaaaaas eu estou correndo para voltar o quanto antes.

  17. Jonatas disse:

    Ué, não vai ter mais o intermediário?

  18. carloswgama disse:

    Vai ter sim Jonatas. Mas por enquanto eu estou afastado do site cuidando de algumas coisas do mestrado.

    Mas assim que as coisas melhorarem por aqui eu volto 😉

  19. Victor Hugo disse:

    Carlos!!!!
    Quando isso aqui terá início?

  20. Paulo disse:

    Força, nisso. Esperarei eternamente. 🙂

  21. Victor Hugo disse:

    Estou no aguardo então rs. Boa sorte no mestrado \o>

  22. Mauricio disse:

    Carlãão parabéns pelo Mestrado, por já ter chego aí pelo menos. Comecei a facul esse ano, mas já fiz técnico em programação e talz. Aprecio mto sua iniciativa e estive aguardando ansioso pelo seu retorno. Na verdade ainda estou aguardando.

    Força rapaz, volte com tudo pra gente nesse tuto intermediário, abraço e boa sorte.

  23. Deyvid Lira disse:

    AAAAEEEE não sabes o quanto eu estava aguardando o tutorial do intermediário. Obrigado cara seus tutoriais são os melhores que eu já vi.

  24. Fabio Pimenta disse:

    Carlos, tem como vc ensinar em algum momento como fazer Location (suporte a Idiomas) ? Sei que existem Assets mas não queria ficar dependente de um e gostaria de saber como implementá-lo manualmente usando os recursos do Unity.

    • Bom, na realidade quando faço algo com multi idiomas, faço tudo manualmente. Mas é um padrão mais meu mesmo, não procurei como faz, apenas criei um. Se realmente acharem interessante eu dou uma pesquisada para ver como faz seguindo um padrão. Caso eu não ache o padrão legal, monstro o meu jeito de fazer

      • Fabio Pimenta disse:

        Vlw Carlos, acredito que muitos terão interesse, a princípio vale a pena focar no Inglês devido ao alcance do idioma mas em se tratando de jogos educacionais ou que foquem também no mercado nacional seria interessante a opção PT-BR e EN-US no menu de seleção.

        Pelo que pesquisei existem várias formas, desde o uso de Assets como NGUI, I2 Location, GoogleFu a usar XML, Vetor de Strings, Playerprefs e até mesmo Banco de Dados usando o SQLite.

        Mas a documentação é superficial e para iniciantes em C# um pouco difícil de assimilar sem um exemplo funcional.

        • Ooook fabio 😉

          Ao terminar esse tutorial, eu penso em fazer outros menos e não um jogo completo, ensinando justamente coisas do tipo. Ai você me lembra caso eu esqueça 😉

  25. Wendel Freitas disse:

    Vai ter curso avançado, também desenvolvo em Unity e não seria nada mal ver o método de desenvolvimento mais avançado de outros abiguinhos…

    Au revoir!

    • Opa Wendel tudo joia?

      Então, pode ser que sim, pode ser que não. Quem define isso são mais vocês. Mas para você não ficar esperando e já que você tem um conhecimento legal em Unity, já viu os posts de Unity da Academia de Produção de Jogos? Tem bastante coisa mais avançada lá que eu curto pra caramba como usar bibliotecas externas, registros online de pontuação de jogadores, como configurar corretamente o projeto com o git e por ai vai ^^

      Para quem já trabalha com programação e domina o Unity, vale a pena dá uma conferida.

  26. Wanderson disse:

    Nao estou conseguindo baixar, nem projeto nem o jogo, os links estao quebrados

  27. Blz Carlos….
    Gostaria de algumas dicas sobre os sons (ataque e pulo por exemplo)… tem algum programa para fazer ou algum site que tenha para download (gratuito ou pago)?

    seria interessante um pacotao com sons, mesmo se for pago…

    obrigado.

  28. legal, vou conferir. obrigado.

  29. Fabio Pimenta disse:

    Carlos, boa noite.

    Alguma previsão para liberar a Fase 4 – Cenário que seria lançada dia 28 Seg ?

    • Ele já está liberado Fabio.^^

      Todos os posts do tutorial já tinham sido produzidos e agendados antes do primeiro ir pro ar, já para evitar problemas de contra-tempo como estou tendo essas ultimas semanas.

      Eu apenas vou atualizar aqui no índice o link para lá, mas se você for na home, ela estará lá 😉

  30. Fabio Pimenta disse:

    Ah vlw, não sabia, sempre pego aqui pelo Índice !

  31. Mateus Gaudêncio disse:

    Cara, parabéns pelo trabalho!

  32. :julio disse:

    preciso de ajuda pra adicionar música help

  33. Luiz Hennrique Saillot Neves Valente disse:

    Carlos, Como eu faria para fazer um inventario como Diablo (melhor Exemplo de jogo que talvez vc conheça). e os itens sendo instanciados aleatoriamente. fiz varias tentativas falhosas.
    gostaria de saber se vc pode me informar seu FB ou Whatsapp para conversar mais a respeito.

  34. Luiz Hennrique Saillot Neves Valente disse:

    ainda espero uma resposta sua visualizo seu post’s todos os dias.

    • Opa Luiz. Perdão eu não havia recebido a notificação de seu ultimo comentário.

      Então, fazer um inventário não é muito difícil, mas também não é tão fácil a ponto e explicar em um comentário.

      Entretanto eu não costumo dar o meu facebook ou whatsapp, pois eles não tem papel comercial e sim pessoal. Ai já imaginou né como ficaria? Todo dia eu recebendo pedido do pessoal para eu ajudar com isso e aquilo ou então depois tendo tantas pessoas no meu facebook que eu nem sei quem são.

      Então, para coisas mais detalhadas você pode mandar para o meu email [email protected]

  35. Luiz Hennrique Saillot Neves Valente disse:

    ok falou. eu pensei nisso mas tbm pensei não custa tentar.

    sobre esse comentário, eu quis dizer como fazemos para aplicar um menu de inventario ao seu jogo, como fazemos esse tipo de sistema de inventário ligado ao seu projeto(a sua forma de script avançado.).

    em questão eu quase lá sempre sinto isso. mas obg.

  36. Daniel H.S. disse:

    Oi Carlos, tudo bem ? Uma duvida no ultimo post onde você colocou o jogo com algumas coisas a mais, a maioria vc ensinou aqui né, mas aquela tela inicial que aparece seu nome e o nome do site logo apos a Unity, acho que não, ou pelo menos eu não cheguei a ver. Poderia me dar uma luz de como fazer aquilo ? o.O.

    • Opa Daniel. Aquilo nada mais é do uma imagem e texto UI normal.

      A unica diferença é que eu mudo a escala dele numa determinada velocidade com o deltaTime ^^

      Caso baixe o projeto, é o script GCIntro 😉

  37. Daniel H.S. disse:

    Outra duvidazinha, tem como colocar uns NPC no meio das fases ? ou pelo menos contar a historia por baloes ao passar das cenas ?

    • Tem sim. Basicamente é apenas UI que será utilizada.

      Você adiciona um UI do tipo image, sendo a imagem do NPC numa das extremidades da tela.

      Outro UI de image num formato de caixa de texto ou balão de fala (Tem que buscar uma imagem boa), ao lado do personagem. E por fim um UI do tipo Text dentro dessa image “caixa de texto” com as falas que desejar.

  38. Daniel H.S. disse:

    Uma outra duvida alem das duas que já perguntei, no tutorial do personagem principal ali em cima, você comentou em um comentário sobre fazer um tutorial para fazer o menu de inventario, teria como me mandar o pdf desse tutorial do inventario, me mostrar onde esta ou me indicar onde ir pra aprender a fazer? Meu projeto não é pequeno e já fiz a maior parte, falta basicamente esses itens das perguntas ai em cima e esta.

    • Então Daniel. Eu não lembro se eu fiz ou não esse tutorial, mas acredito que não cheguei a fazer, pois o rapaz não falou mais nada.

      Se eu fiz, eu não tenho mais comigo :S

      Não é algo muito difícil de fazer, mas não é tão simples também (Isso se seu inventário for simples, que exibe na tela o tempo inteiro). Mas basicamente é criar um UI do tipo Panel ou Image e aplicar nele um Grid: “Grid Layout Group”.

      Em seguida montar um script que represente os itens (Com imagem, nome do item e o que mais for preciso como o ID).

      Por fim, um script para o Inventário que armazene uma lista de itens (Do script que acabou de criar) e sempre que adicionar, instanciar um novo objeto filho do panel com o grid.

      Parece complicado, mas não é.

      No momento como tu pode ter observado, o site está parado, pois estou dando prioridade a outras coisas no meu tempo disponível. Então por hora também não ando fazendo nenhum mini tutorial que me pedem :/.

      Mas acho que em 2 meses eu devo voltar a trabalhar no site, caso até lá não tenha conseguido fazer o inventario ^^

  39. Daniel H.S. disse:

    Muito bom saber e obrigado pelas respostas, outra duvida rapidinha kk (desculpe se estiver incomodando com as duvidas) tem como colocar um tempo no texto que aparece nessa UI com Time.deltaTime ? Por exemplo caso eu passe num local ela aparece por alguns segundos e sai, como se ficasse na tela por 3 segundos ou ate o personagem sair da área. Eu sei fazer muita coisa, mas controle de tempo nas imagens de UI não estudei ainda.

    Desde já agradeço, e como falei, desculpe o incomodo 😛

  40. Alan disse:

    Eu fiz o download do projeto completo, e na primeira fase eu mato o zumbi e depois eu continuo andando e a tela para e o não da pra continuar com o personagem
    Vamos supor que fica sem nada apenas o cenario e o player

    E outra é normal o player andar só para a direita né?

    • Opa Alan.

      Quanto ao limite do personagem no cenário, está correto. Ele não deve passar do limite.

      Já quanto ao personagem e inimigos se moverem apenas para o lado direito, não está certo não. Caso você esteja usando a versão 5.4, deve estar acontecendo isso, o script como é executado foi alterado.

      Caso você tire o “-” do Vector3.right, deve funcionar.

  41. Luiz Hennrique Saillot Neves Valente disse:

    ai cara excelente trabalho!

    cara, queria saber quando haverá próximos tutos?

    se puder ou estiver afim de fazer e não tiver alguma ideia concreta do que projetar, faça ele 2D mesmo só que agora com profundidade tipo “Castle Crashers”, cara esse jogo é muito legal. seguindo um “Upgrade” de aprendizado. vc começou com o basico, intermédio e agora “avançado”. assim fechando um pacote 2D e nos próximos tutos ou faz complementos protótipos de algo ou parte para o 3D.

    isso só foi uma ideia não quero pense que estou mandando em vc assim em como deve ou o que fazer, enfim não ser chato, foi apenas uma ideia.

    falou abraço.

  42. João Carlos disse:

    E aí Carlos! há alguma previsão de sair outro tutorial em breve, quem sabe agora um tutorial avançado, 3D, algo assim? Espero que sim, seus tutoriais foram muito bons!!abs!

    • Pior que não tem não João :/

      Mas ano que vem devo lançar, só não tem data e nem conteúdo definido.

      • Basicamente é o que você já fez, só vai agora aplicar o valor de y:

        Vector2 inputDirection = new Vector2 (Input.GetAxis(“Horizontal”) * speed, Input.GetAxis(“Vertical”) * speed);

        Você pode usar sem problema o velocity, mas se usar muuuitos personagens em cena, recomendo usar o Translate, ao invés do velocity, pois ao usar recursos de física, precisa de um pouco mais de processamento ^^

  43. Rafael Ribeiro disse:

    Você ensina muito bem, tem uma didática incrível e consegue demonstrar um vasto conhecimento técnico, tanto em desenvolvimento de jogos quanto na parte de programação. Muito obrigado por disponibilizar este conteúdo.

  44. Rodrigo disse:

    Carlos,

    Primeiramente meus parabéns pelo site e claro pelos tutoriais de altíssima qualidade. Espero que você futuramente lance mais conteúdo assim, pois ajudam demais e sua didática é ótima desde o Unity2D Básico.

    Aproveitando o post, gostaria de tirar uma dúvida aqui se possível…
    Como faço para meu personagem carregar coisas do cenário?

    Um exemplo seria o Link da serie Zelda mais antigos, uma ação de pegar o item apertando um botão, e a ação de largar esse item, sendo que o objeto em questão é visível junto ao personagem. Poderia me ajudar?

    Obrigado!! Abraço!!

    • Valeu, Rodrigo.

      Nesse caso eu criaria um animação para carregando item, com um parâmetro booleano (carregando por exemplo)

      E para carregar o item eu adicionaria o item como filho do personagem. Cria um método nos objetos carregáveis que fariam algo do tipo

      transform.parent = FindObjectOfTypr<Player>().gameObject.trasform;

  45. Rodrigo disse:

    Obrigado Carlos,

    Vou tentar fazer dessa forma. Qualquer coisa posto aqui depois.

    Obrigado pela ajuda!

  46. Oomaschi disse:

    Olá, eu comecei a pesquisar sobre criação de jogos a uns 4 dias, pesquisei muito sobre todas as engines que eu pude, mas a que eu achei mais material em português foi a Unity porém não achei nenhum outro site que disponibilizasse um material tão bom quanto o seu, meu parabéns e que melhore ainda mais o seu trabalho. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta.

    Tem como eu criar um jogo com base no seu? tipo, eu mudar os nomes dos personagens e dos inimigos e colocar outras de criação própria? Outra coisa , o Unity 5.5 tem muita diferença desse do tutorial?

    Muito Obrigado e parabéns pelo maravilhoso trabalho.

    • Claro que pode, mas ficaria um jogo muito curto, então acho que precisaria adicionar mais coisas para ficar um jogo interessante de ser jogado.

      Quanto a mudança de versões, do intermediário para o 5.5 não há muita coisa não. Agora do tutorial básico (Unity 4.6) ai sim tem.

  47. Oomaschi disse:

    Ok, muito obrigado pelas dicas, espero em breve estar disponibilizando o meu jogo para o pessoal daqui .

    valeu.

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