Menu

Tutorial de Unity 2D #1 – Conhecendo a Engine

Vamos iniciar nosso primeiro Tutorial de Unity 2D! Nesse nosso primeiro contato com a ferramenta da Unity vamos planejar aqui como será nosso jogo, a instalação, iniciar um projeto e nos familiarizar com a tela do Unity, beleza?

 

Pretendo fazer com vocês três tutorias de Unity 2D, com jogos diferentes. O primeiro, penso em algo ao estilo Mario ou Wonder Boy, um jogo de plataforma que você precisa chegar ao seu destino final cruzando por inimigos. O segundo, um jogo de nave no estilo bem retro mesmo. E no ultimo, acho que um jogo educativo. Com esses três diferentes tipos de jogos, acredito que você já estará apto a construir qualquer jogo 2D, mas é logico que precisará estudar e quebrar a cabeça em alguns momentos, porém já terá a noção básica do Unity 2D.

Em nosso primeiro jogo, vamos ter o nosso herói que deve cruzar o cenário para chegar ao seu destino enfrentando monstros. E é claro para não ficarmos desprotegidos, que tal nosso herói ser um mago capaz de usar magia? Boa ideia, né? Então bora lá, a primeira coisa que eu irei apresentar não é o Unity, mas sim uma ferramenta para criar o sprite (desenhos) de nosso herói caso você não já possua um ou não tenha habilidade em desenhar como eu.


Character Creator Studio (RMVX) – Download

 Character Creator Studio

Quem alguma vez já mexeu em RPG Maker, vai se familiarizar com está ferramenta, pois é a mesma. A ferramenta é bem simples, você vai navegando nas opções e formará a aparência de seu personagem. Após decidir que a aparência está completa, clique em “Save” e você terá o sprite do seu herói. Caso não consiga ou não queira baixar o programa, poderá utilizar o seguinte sprite que vou utilizar no jogo ou buscar um qualquer no Google que lhe agrade (Existe aos montes).

heroi_sprite

Ideia em mente, personagem criado, agora vamos baixar o Unity.

Unity Download

Clique na opção de download e baixe a ferramenta de desenvolvimento de jogos do Unity.  Ela é bem grande, pesa 1GB, então é bom ter um pouco de paciência. Após baixar e instalar você será levado a seguinte tela:

ativando unity - jogos indie

Esta tela é para você ativar a sua licença do Unity, você pode adicionar uma licença existente, ativar a versão free ou ativar a versão profissional por 30 dias. No nosso caso, usaremos a segunda opção: “Activate The free Version of Unity”. Pois não existe necessidade de termos a versão profissional agora.

Na próxima tela, será solicitado que você adicione seu email e senha. Caso ainda não possua uma conta no Unity é a hora de criar. Nada complicado, apenas as informações básicas de sempre. Concluindo seu cadastro e ativação do Unity, agora será apresentada a tela para você criar seu primeiro projeto.

criando projeto

Escolha aonde você quer salvar seu projeto e em “Setup defaults for”, escolha a opção 2D. Essa opção vai fazer com que o Unity já configure todas as variáveis e telas que nós vamos precisar para a construção do jogo. A opção “Import the following packages” serve para importar recursos padrão do Unity ou que você baixou/comprou da loja, mas para nosso tutorial não iremos marcar nada.

Criado o novo projeto você irá ser levado a uma tela parecida com essa:

formado - jogos indie

A localização das abas poderá ser mudada para o que achar melhor em sua resolução. Eu gosto de trabalhar com ela da seguinte forma. Game na parte superior, Console, Animation, Animator e Scene na parte inferior. Hierachy, Project e Inspector do lado direito. Pois da seguinte forma você terá uma visão completa de tudo. Já você, pode arrumar como achar melhor, mas uma dica que eu lhe dou é que deixe de uma forma que você possa analisar ao mesmo tempo a aba Game, Scene e Hierachy, pois são de extrema importância para você analisar como o jogo esta se comportando.

Caso uma dessas abas não estejam aparecendo para você (Acredito que Animator, não estará), você poderá habilita-la na barra de ferramentas lá em cima na opção Window. Tudo ok? Então vamos à explicação do que é cada uma:

Game

aba game - unity - jogos indie

Nesta aba com fundo azul, é onde você irá visualizar como o jogo estaria rodando caso estivesse pronto. Ao clicar na opção Player o jogo iria começar e ser executado nesta aba.

Scene

scene - unity - jogos indie

Esta tela é bem parecida com a aba de Game. Nela você poderá visualizar e editar o comportamento dos objetos no jogo. Por isto que recomendo que você tenha esta aba e aba Game de forma que possa observar as duas. Nesta aba você poderia aumentar o tamanho de um personagem, aproximar a câmera e ver como iria influencia na aba Game.

Animation

animation - unity - jogos indie

Como estamos trabalhando com imagens, as animação irão ocorrer em frames parecido com o Flash ou outras ferramentas da Adobe (After Effects). Aqui vamos poder adicionar várias imagens para o personagem executar uma animação.

Animator

animator - unity - jogos indie

Nesta Aba que você não estará vendo nada, será onde iremos decidir qual a animação que deve ser realizada pelo personagem. Correr, Anda, Pular… Esta aba e a Animation trabalham juntas. A Animation você cria a animação e Animator você informa qual e quando deve ser executada.

Console

console - unity - jogos indie

Se você alguma vez já mexeu com programação, deve saber para que serve esta aba. Na Aba console é onde nós vamos ter todas as informações do que esta acontecendo no jogo em forma de texto, os erros que ocorreram e debug (Depois explico melhor para que nunca programou) que ocorrem.

Heirachy

heirachy - unity - jogos indie

Na aba Heirachy será possível visualizar todos os objetos que estão ativos no jogo. No momento você irá apenas ver o objeto “Main Camera”, responsável pela visão do jogador. Depois esta aba vai ficar cheia com os objetos do cenário, inimigos e o herói.

Project

project - unity - jogos indie

A aba Project é aba que contem todos os arquivos do seu projeto. Todas as imagens, scripts, música, prefabs, sprites, pastas… Ela é a estrutura das pastas do seu projeto, podemos dizer assim. Ao clicar com o botão direito na aba Project você verá a opção One Column Layout ou Two Column Layout. No meu exemplo está One Column Layout, no de vocês deve estar Two Column Layout.

Inspector

inspector - unity - jogos indie

O Inspector é uma das abas mais importantes, por isto que deixo uma coluna inteira para ele. Nesta aba é onde vamos editar e adicionar os atributos de objeto do nosso jogo. Caso clique em “Main Camera” na aba Hierachy, você irá ver todos os atributos da câmera que poderão ser trabalhos como a posição da câmera, distância, claridade, a cor do fundo vazio.

Estas são as principais abas que iremos utilizar com certa frequência no desenvolvimento de nossos jogos. Ainda existem muitas outras, mas irei apresentando estas outras quando a gente for usa-las, pois não são tão comuns assim. Quanto a estas também pode ficar tranquilo, à medida que a gente for usando vai ficar mais claro para vocês o que cada uma destas faz, caso não tenha entendido direito.

Irei finalizar essa primeira parte do tutorial por aqui, para não misturar os assuntos. Na semana que vem iremos colocar nosso personagem criado no projeto, entender um pouco da física do jogo, gerar os comandos para movimenta-los (Usaremos nessa parte um pouco de programação em C#), uma pequena explicação de orientação objeto para quem nunca programou e como gera as animações do personagem andando.

Espero que tenham gostado e até a semana que vem com a segunda parte do Tutorial de Unity 2D.

Parte 2 – Adicionando o Personagem

 

Para quem quiser acompanhar o tutorial como forma de vídeo, pode ver o vídeo do Bruno, leitor aqui do Jogos Indie, que está transformando os tutoriais em forma de vídeo:

Tutorial de Unity 2D #1 – Conhecendo a Engine (Youtube)

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

26 comments

  1. Laura Parra disse:

    Oi 🙂 estou trabalhando com Unity 2d há poco tempo e tenho uma pergunta muito simple mas nao achou como consertar. Eu tenho um projeto aberto y quero abrir outro, mas nao dá só para cerrar o que tenho aberto e abrir o outro?

  2. carloswgama disse:

    Vai em File >> Open Project.

    Ao selecionar o outro projeto que você deseja abrir, ele encerra o anterior e abre o novo.

    Caso tenha alguma alteração na scene atual, ele vai perguntar se deseja salva-la antes de fechar o projeto.

  3. jonas disse:

    Olà eu gostaria de saber como abrir um arquivo do formato OBM que estava dentro de um jogo de android que eu estou editando

  4. Matheus2025 disse:

    Apenas queria agradecer pelo tutorial, ficou ótimo.

  5. Pow, Jonas infelizmente eu não sei lhe dizer, ainda não trabalhei de forma aprofundada jogo para android.

    E matheus obrigadão mesmo ^^

  6. Yakooda disse:

    Olá W. Gama saiba que eu sou seu fan cara, e acho que o seu tutorial em forma de texto pode ajudar mais do que os em videos (pois prefiro ler)
    Seu tutorial me foi uma mão na roda.
    Ja que o da Unity é todo em Ingles!
    Acompanharei todos eles, obrigado cara!

  7. Yakooda disse:

    E Carlos, eu queria saber se para instalar o Unity é obrigatório ter internet no PC ou se é possivel instala-lo sem ter acesso a internet?
    *Preciso muito dessa informação.
    Valeu!

  8. Valeu Yakooda. Eu também sou desses que aprende melhor com imagens e textos do que com que vídeo ^^. Vídeo eu tenho que ficar voltando, parando e tudo mais, ai prefiro tutoriais em forma de texto, porém completos com imagens para suprir as vantagens dos vídeos.

    Quanto ao sua dúvida. Até a versão antiga, você baixava o Unity completo, ou seja 1gb baixando! Dá para ter ideia d como era tenso, não é mesmo? Vendo isso, a empresa do Unity resolveu criar um gerenciador que baixa o jogo (Ou seja, precisa de internet). Porém você pode conseguir um instalador standalone no link abaixo

    http://unity3d.com/get-unity/update

    Na parte de ADDITIONAL DOWNLOADS,escolha a versão do Unity que tu quer (32 ou 64bits) e começará o download (1.3GB) se não me engano. Agora a primeira etapa é ativar e realizar o login, então realmente não sei como fica essa parte O.o

  9. Mayconf26 disse:

    Precisa de internet só para baixar e fazer login pela primeira vez, depois você não gasta mais internet

  10. Ruan disse:

    Ola Carlos eu tenho interesse em criar um game de rpg de ação ao estilo castlevania sinphony of the night, é muito complicado? Poderia me dar umas dicas? Desde ja obrigado 🙂

  11. Opa Ruan. Então. Esse tutorial vai te ajudar a ter as primeiras ideias.

    Depois desse tem o tutorial intermediario, porém esse eu ainda não comecei, por problemas de tempo :/

  12. Jessé disse:

    Olá amigo, certa vez vi um jogo chamado mechanika em 2D, e neles foram feitos os sprites e moves no adobe photoshop CC.
    É possível isso, e seria possível passar esses sprites e movimentações para o unity

  13. carloswgama disse:

    Nao entendi exatamente a sua pergunta O.o

    mas se é possíve fazer sprites no Photoshop? Sim é sim. Depois basta exportar como png para adiciona-la oa seu jogo como mostramos aqui nos tutoriais ^^

  14. Rookie One disse:

    Boa tarde, gostei muito do seu site e pretendo seguir esse tutorial até o fim … Indo direto ao ponto, não estou conseguindo baixar aquele utilitário lá do começo. Tem como você postar o link pra download aqui?

  15. Que estranho, o site está lá, mas o link não mais O.o

    Bom, fiz um upload e disponibilizei lá no link. Ou só vai direto aqui:
    http://www.mediafire.com/download/040rf3bg2t2sn40/Character+Creator+Studio.rar

  16. Fábio disse:

    Você trabalha com uma linguagem muito acessível, parabéns! Queria saber se tem algum conhecimento de GameSalad, porque tô tentando aprender e tem muito pouco material na net. Se eu puder contar com sua ajuda em algumas questões fico feliz =D

  17. Hugo E.R. Ferreira disse:

    Olá Carlos.

    Seu tutorial ficou show! Foi um dos que mais venho usando para aprender unity nesse começo. Muitas coisas que implementei no meu primeiro jogo aprendi aqui. Não poderia deixar de colocar o link:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hugo.skull_runner

    Obrigado por tudo cara! No aguardo pelo intermediário.

  18. Ola esse tutorial pode ser usados na última versão do Unity?

    • O tutorial básico foi utilizado na versão 4.6. Por tanto há diferenças, mas você pode ir tentando pegar as coisas desse tutorial e ignorar a parte de GUI.

      O tutorial intermediário já é na versão 5.

  19. Entendi, vou utilazar o Unity 4 nesse tutorial então
    Muito obrigado!
    E o tutorial esta muito bom!

  20. uma pergunta se eu errar algo vcs iram me reponder ou ficar dias parados sem dizer nada?

    eu estou usando a versão 5.3.4f1 isso vai ter diferença?(vai funcionar os tutoriais?)

    • Olá Marco.

      Caso você olhe os comentários, sim eu respondo todos. Antigamente respondia com minutos ou no máximo horas desde a sua postagem. Entretanto, ando enfrentando problemas financeiros e pessoais, o que me afastou um pouco do site, de forma que pode ser que eu demore até uns 3 dias para te responder.

      Quanto a sua versão, sim. No tutorial básico, vai haver diferença, pois ele foi construído na versão 4 do Unity, logo muitas coisas não existem mais. Já o tutorial intermediário ele já foi construído na versão 5, não havendo diferença.

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!