Menu

Senta que lá vem a História – Sonic the hedgehog pt. 1

Qual foi o jogo que abriu as portas desse mundo maravilhoso dos games pra você? Que te instigou a continuar jogando, pulando, morrendo, revivendo, Yes no continue até fecha-lo?

Tenho certeza, que seja qual for ele, 2D ou 3D, plataforma, esportes ou RPG ele tem um lugar especial no seu hall de lembranças e conquistas. Essa série de posts que trago até vocês, tentará reviver essas lembranças de nossos primeiros jogos. Trazendo curiosidades, histórias e tudo mais que envolvam essas criações.

A principio trarei séries que ainda se mantem na ativa nos presenteando (as vezes nem tanto)com repaginações e novos jogos.

Então, Senta que lá vem a história. 

Não poderia ser diferente, o jogo que mais me empolgou e me causou calos nos dedos em minha infância foi o jogo do ouriço azul mais rápido do mundo, Sonic. Sem dúvidas o jogo que mais joguei em minha vida!

Saltos, pulos, loops, super velocidade e fases belíssimas, foi assim que o Mega Drive (Genesis) pesou na balança da briga de consoles 16-bits. Utilizando-se de uma história cativante e sem precedentes o ouriço tomou conta da SEGA, se transformando no garoto propaganda de seus consoles e portáteis, substituindo o jogo Altered Beast como o jogo que acompanhava o Genesis americano e europeu e puxando o tapete do amado Alex Kidd como mascote da empresa japonesa.

HISTÓRIA

Idealizado e programado por dois Japoneses (ah jura?? )Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara, juntamente com o Sonic Team, tudo começou em 1991, com Sonic the Hedgehog para Mega Drive, jogo que mais tarde ganhou versões para Master System e Game Gear, já em 1992 saiu Sonic the Hedgehog 2 fixando o ouriço no mercado sendo até o hoje o jogo mais vendido para Mega drive, (fala a verdade todo mundo tinha esse Game), uma curiosidade sobre essa sequencia é que ela foi desenvolvida nos EUA, por uma equipe Norte americana em união com os dois produtores originais. Depois dai meu amigo, é jogo que não acaba mais, o ouriço apareceu em diversas plataformas, em diferentes versões, de pinball a corrida mas sem nunca perder o carisma. Algumas versões não foram bem acolhidas pelos fãs da série original porém vale a pena joga-las nem que seja para torcer o nariz para os finais dos jogos, no entanto hoje vamos falar da primeira fase do azulão, para consoles 8 e 16 bits!

LINHA DO TEMPO

Tudo começou quando um cientista louco resolveu invadir a ilha do sul para roubar as esmeraldas do caos para que assim consiga dominar o mundo. Tudo ia bem amiguinhos até que um ser ouriçado azul resolver interferir nos planos do doutor Robotnik (ou eggman). Ai então começou uma história de sucesso durante os anos 90, que virou febre nas planícies norte americanas e logo no mundo todo (inclusive lá em casa xD).

O jogo fascinou quando chegou para o máster system queridinho aqui no brasil e na Europa firmando a imagem do Sonic como novo mascote SEGA. No game gear a história não foi diferente, todos queriam jogar o game nas filas de aeroportos, bancos e até no banheiro. Logo a SEGA espertona, aproveitou e lançou um segundo jogo que ficou só no japão Sonic eraser, uma espécie de tetris com joinhas ao estilo candy crush, uma curiosidade, este jogo foi disponibilizado via download (download? No mega drive?) pelo Meganet através do Sega’s B-club Donwload service (ahhhhh Asiáticos), resumindo o jogo nasceu e morreu no Japão.

Em 1992, como já foi dito antes, nascia o Sonic the Hedgehog 2 (MD, MS, GG), sendo logo aclamado pelos jogadores e a mídia noticiaria da época, a jogabilidade se manteve a mesma, porém algumas, boas, novidades foram inclusas, como o Spin- Dash e um companheiro para o ouriço, Miles prower, mais conhecido como Tails, além disso as fases agora tinham duas partes, com um BOSS ao final da Segunda. A grande novidade no entanto ficou por conta do modo multiplayer, o qual consistia em dois modos, um coop, o qual nada mais é do que o jogo principal aonde o segundo joystick controla Tails e o modo VS no qual competíamos contra nossos amigos ou irmãos para ver quem se saia melhor em alguns estágios do jogo (ahhhh nostalgia). Desde de 2008 existe o projeto Sonic the Hedgehog 2 HD, com uma versão Alfa sendo publicada em 2012, depois de alguns percalços o jogo foi cancelado, sendo retomado em 2014 pela equipe agora auxiliada por novos membros (estamos no aguardo de novidades)

(cenário remasterizado em Sonic 2 HD, coisa linda!)

Já em 1993, o doutor Robotnik (eggman) resolveu invadir Beanville, transformando todos os seus habitantes em robôs, assim nasceu , Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (MD, MS, GG), um jogo ao estilo puyo puyo.

Continuando no mesmo ano, mais dois games foram lançados, em Sonic Spinball(MD,MS,GG), o ouriço virá uma bolinha de pinball e a fortaleza do doutor robotnik se transforma em um verdadeiro pinball, ao longo das 4 fases vc irá enfrentar o cientista louco, o jogo foi confundido com o sonic 3 antes do lançamento, algo que foi desmentido com o lançamento do verdadeiro sonic 3 em 94.

Além de Sonic Spinball foi lançado o game Sonic Chaos que chegou para os 8-bits da SEGA, trazendo um caminhão de coisas novas, fases mais elaboradas com mais itens, um visual mais colorido e grande, além da possibilidade de escolher entre Sonic e Tails, cada um com suas habilidades especiais.

E a grande cereja do ano ficou por conta de Sonic CD, um jogo excepcional (na minha opinião) que poucos tiveram a chance de jogar pelo alto custo do acessório, o jogo nos trás Little Planet, um pequeno mundo que surge em Never Lake durante um mês do ano, nele passado e futuro se unem formando as Time Stones, capazes de controlar o tempo. Nosso querido vilão resolve então rouba-lás após saber de sua existência. Durante o jogo você será obrigado a viajar no tempo, sendo que os atos do passado influenciam o jogo no futuro, fazendo com que seja bom ou ruim, a engenharia do game é espetacular, fazendo com que você tome cuidado para que não esbarre nas placas future transformando o seu futuro nivel em um inferno, se tudo corre bem nos primeiros niveis o futuro será mamão com açucar.

No ano de 1994 ganhamos mais uma copa e o fantástico Sonic the hedgehog 3 exclusivo para Mega drive na época,  o game fechou a trilogia original do ouriço em grande estilo, trazendo inumeras novidades na jogabilidade enredo e tecnologia como a opção de salvar o game durante o percurso, sonic ganhou alguns poderes novos trasmitidos a ele através de seus novos escudos, Flame, Water e Thunder Shield, os quais possuem caracteristicas próprias que auxiliam o azulão durante o percurso. Tails também tem seus prós, agora era possível controlar seu voo e até nadar durante alguns segundos até que a raposa se cansasse.

No modo competition você pode desafiar quem estivesse por perto para jogar modos de corrida e tempo em 5 fases que não estão presente na história do jogo. Nesse modo Knuckles está disponível como personagem selecionavel.

E acreditem ou não, há quem diga que a trilha desse game, foi desenvolvida por ninguém mais ninguém menos do que Michael Jackson. Sim! Algumas melodias do jogo são muito parecidas com musicas do rei do pop (Au!). Se isso é verdade, o segredo foi levado para a tumba junto com ele.

E então amigos, chegamos ao ápice do ouriço no mega drive (e talvez em todos os consoles), Sonic & Knuckles! O jogo era muito bom, bom mesmo, trazia todas as novidades implantadas no Sonic 3 e alguns bonus, como a possibilidade de jogar com o Knucles porém, em fases alternativas, então você tinha dois jogos em 1, além disso o cartucho original possuia um encaixe na parte superior aonde os jogos anteriores do azulão poderiam ser acoplados, assim então, abrindo novos horizontes dentro do game, chegando a ser um jogo totalmente novo com a inserção de Sonic the hedgehog 3 com novas fases e um novo final, ufa!

Depois disso tivemos vários jogos menos expressivos, incluindo o game Sonic drift (MS, GG) uma espécie de mario kart que não teve tanta sorte, o jogo teve uma continuação que também ficou perdida no tempo. Em Sonic Blast para Game gear (o ultimo do portátil) você novamente retornava a plataforma em busca das esmeraldas, com gráficos pré renderizados e fases parecidas com as de sonic 3 o jogo agradou pouca gente.

Assim termina a primeira parte da história do sonic que foi focada nos primeiros anos e jogos para os primeiros consoles da SEGA. Fiquem atentos para a segunda parte do Senta que lá vem a história do Sonic o ouriço.

ATÉ SEMANA QUE VEM!

ps.: pra quem nunca viu ai estão dois games não tão populares!

Sonic Drift

 

Sonic CD

 

Efraim
Fifa, CoD, Xbox, Flamengo, mangás, filmes de terror, livros e toneladas de games antigos e nostalgia!

2 comments

  1. Marcos Cruz disse:

    Opa e ae man, assistir seus os seus videos evi que começou agora o seu canal no youtube e já me escrevi nele sou seu 1° escrito ! ! !

    Li o seu post e voce abordou um assunto bem nostalgico, e deixou a leitura bem leve e descontraido o que deixo a leitura bem agradavel.

    Porem os video que voce upou estao muito fraco man, ficou muito intediante de assistir, voce pareceu meio timido, completamente oposto do que voce escreveu aqui, vim que voce acompanha o canal do velberam o qual eu também sou escrito, assistindo o video dele tenho certeza que tera uma otima referencia.

    Espero que uma dia quando voce tiver seus 100k de escrito eu possa chegar aqui e bancar o hater dizendo que eles sao modinhas e que eu sou o seu 1° escrito xD

    flw ae man, e vamos acompanhar seu proguesso.

  2. Efraim Efraim disse:

    Aoooowwww marcão, cara estou meio tímido mesmo, na real os videos foram mais um teste, meio na corrida pq queria manter a autenticidade total no meu post hehehehe… creio que na próxima semana deixem de ser entediantes pois já estou trabalhando neles com antecedência, esses dois videos gravei na corrida, o carlos tá de prova, queria aproveitar a ideia antes que me esquecesse

    Cara obrigado, pelo feedback, vou tirar mto proveito de suas dicas.

    Já salvei o print do seu comentário pra que vc possa bancar o hater hahahahaha.

    aquele abraço irmão

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!