Menu

Senta que lá vem a história – Tibia Online

Aooooowwwwwwwwwww galera gente boa? Tudo certo? Hoje vou falar do primeiro MMORPG que tive conhecimento e joguei, talvez um dos pioneiros aqui no brasil. Tibia, quem tem seus 20 anos com certeza vai lembrar dessa belezinha.

Vamos lá?

Tibia é um jogo eletrônico multijogador (MMORPG) gratuito, desenvolvido pela CipSoft. Criado em 1997, é um dos jogos mais antigos do gênero. Nele, os jogadores podem desenvolver as habilidades de seus avatares, buscar tesouros, resolver enigmas e explorar áreas como cidades, masmorras, florestas, desertos, ilhas, praias, minas, etc... Os personagens podem disputar lutas entre si ou com criaturas, tais como: monstros; dragões; demônios; orcs, utilizando armas e magias, enquanto os NPCs não podem ser atacados.

Ao iniciar o jogo, o seu avatar começa na ilha de Dawnport, uma ilha onde todo jogador deve permanecer até desenvolver habilidades necessárias para o progresso e sobrevivência nos outros mapas do jogo. Quando o jogador atinge o nível 8, ele pode, opcionalmente, escolher a sua vocação e deixar a ilha. Em Dawnport, o jogador familiariza-se com o jogo e aprende muitas coisas sobre o mundo de Tibia, como magia ou usar flechas e espadas.

O jogo foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação C++ em ambas versões de Windows e GNU/Linux.

Nascimento

A história começou no outono europeu de 1995 quando três estudantes (os alemães Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler), devido ao grande potencial da Internet que eles enxergaram. Os três tiveram a idéia de criar um RPG online. Contudo, eles desejavam que o jogo deles possuísse uma interface gráfica, diferentemente dos vários Multi-user dungeons baseados em texto da época. Guido Lübke começou como um jogador normal, e em 1999 se juntaria aos três como o quarto oficial executivo do jogo

A partir de 1996 começaram a surgir os primeiros planos concretos para o jogo. Foi escrita a programação básica para a rotina de manuseio de objetos, foi utilizado o editor MudEdit para o desenho dos níveis, itens, e avatares (personagens dos jogadores); e foi testado o protocolo TCP/IP para a comunicação entre os servidores e o jogo. Em agosto do mesmo ano se havia um servidor rodando em Linux e um cliente do jogo rodando em Windows, e já era possível movimentar um personagem ao longo dos níveis. Grande parte dos gráficos usados nos cenários do jogo era similar ao do jogo Ultima VI.

O desenvolvimento do jogo no início se deu basicamente nas horas livres dos três criadores. Ao longo do outono europeu de 1996, Tibia foi ganhando novas funcionalidades: como nomes individuais aos personagens, a habilidade para que eles pegassem, movessem ou largassem itens, e a habilidade de conversarem uns com os outros.

No natal de 1996, foi implementada no jogo a habilidade de se usar itens, e a funcionalidade de gerenciamento de contas dos usuários. Também foi criada a primeira versão do site do Tibia. Para os criadores de Tibia, estava assim tudo pronto para o lançamento do jogo, o qual ocorreu em 7 de janeiro de 1997. O servidor do Tibia se localizava, nessa época, na Universidade de Ratisbona, e o nome da primeira versão foi Alpha 1.0

Em 2 de novembro de 2001 foi anunciada a fundação da empresa CipSoft pelos quatro criadores do jogo, dando um caráter oficial à produção do jogo. Também foi anunciado de que as Premium Accounts, a versão paga do jogo, seria lançada em alguns dias.

Características gerais

Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando pouquíssimos detalhes, sendo possível notar com facilidade os ‘pixels’ da tela. Em 1999 havia o seguinte texto na página do jogo: “Sound will definitely be implemented. This will take some time, but the sound tracks can be composed meanwhile. The format will be MIDI, que quer dizer “O som definitivamente será implementado. Isso tomará algum tempo, mas as faixas de som podem ser compostas nesse meio tempo. O formato será MIDI” Até hoje Tibia não tem som, apenas textos como onomatopeias indicando o som de alguma criatura ou instrumento musical. Tibia é um jogo que pode ser jogado gratuitamente por tempo indeterminado, porém, há a opção de se obter uma assinatura (chamada de Premium Scrolls, também conhecida como P.A., P.T. ou Pacc), que oferece ao jogador acesso exclusivo à: áreas de caça, magias, roupas (outfits) etc., o que pode facilitar o jogador a ganhar mais pontos de experiência (EXP) e ter maior satisfação no jogo em relação àqueles que não têm a assinatura.

Diferentemente dos RPGs de console, Tibia não possui um objetivo predeterminado a ser alcançado: os jogadores determinam a forma como desejam seguir as suas aventuras assim como outros jogos de MMORPG (Massive Multiplayer Online Rolling Playing Games), e o mundo continua existindo e mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no mundo, ele é representado por um personagem ou avatar (chamado no jogo de character). Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos atributos e características de quando saiu.

O primeiro jogador de Tibia apenas veio cinco dias depois do jogo ser lançado, ele se chamava Albe e entrou no dia 10 de janeiro de 1997.

Os jogadores podem criar vários personagens em uma mesma conta, mas caso perca a sua conta ou seja roubado, perderá todos os personagens daquela conta, aconselhando a criar não mais que três personagens por conta. Cada um desses personagens pertence a apenas um mundo do jogo, porém é possível ter mais de um personagem no mesmo mundo. O jogo possui atualmente 81 mundos, cujos servidores estão na Alemanha e nos Estados Unidos; os mapas e os locais de cada um desses mundos são os mesmos, o que muda de um para outro são algumas regras de combate jogador contra jogador e a comunidade de jogadores.

Cada personagem pode explorar e interagir com o universo do jogo e enfrentar diversos inimigos controlados pelo computador, contando que os jogadores gratuitos estão limitados a esses atributos. Podendo também se relacionar, conversar, lutar com as criaturas de outros jogadores e completar missões (quests).

O jogo teve o seu máximo de jogadores online simultaneamente em Novembro de 2007, atingindo o número de 64.028 jogadores conectados simultâneamente. Desde então, houve uma redução lenta na comunidade de jogadores de Tibia. O jogo, segundo boa parte dos jogadores, está abandonado por parte da CipSoft; empresa que fundou e o administra. No início do desenvolvimento do jogo, havia disponível no site do jogo uma lista de coisas que faltavam em Tibia. Em mais de 15 anos de jogo poucas destas coisas foram implementadas.

Há uma grande quantidade de jogadores que vendem seus personagens no Tibia por dinheiro da vida real (rl) – (a venda de “characters” é proibida – Account Trading or Sharing), onde já foram registrados roubos do dinheiro e outros vários problemas. A venda de itens e “gps”, proibida também, virou fonte de lucro para alguns jogadores. Como não há fiscalização dentro do jogo, “bots” com level 8 usam o canal de troca para anunciar sites de propaganda, venda de itens, venda de trials, venda de personagens, propaganda de servidores piratas etc...

Como o abandono do jogo é notório, Tibia se tornou palco de conflitos desonestos e antiéticos entre jogadores, onde prevalece a lei do mais forte na comunidade. Há inúmeras reclamações dirigidas à empresa administradora, CipSoft, mas, até agora, nenhuma atitude – eficiente – foi tomada. O jogo tentou se tornar mais atrativo com atualizações e outras inovações, mas nada disso adiantou; a queda no número da comunidade continua e o jogo, segundo a opinião da própria comunidade de jogadores, está cada vez pior.

Conclusão

Eu joguei muito essa bagaça ai mano, hehehe, gastei muitas horas, praticamente virava todos os finais de semana jogando, lembram da história que a internet discada na madrugada do sábado até a segunda cedo você só gastava um pulso do telefone da sua manhê? Então, era a hora certa para jogar, o jogo ficava lotado de outros “chars” e daí pra frente só alegria.

Realmente o game decaiu muito com o passar dos anos, mas isso se deve justamente a falta de atualização por parte dos desenvolvedores, se tivesse sido lançado um Tibia 2 ou algo do gênero, com certeza o game não estaria morto (eu sei que ainda tem gente que joga, mas nem se compara ao seus tempos áureos).

Mas uma coisa tem que ser dita, Tibia abriu o caminho para muitos outros jogos, e com isso moveu o mundo para uma internet mais veloz. WoW, Dota, LoL, etc (sei que alguns dos citados não são MMORPG, dã, mas servem como exemplo)… São reflexos de um gamezinho alemão e simples, na interface a na jogabilidade, uma Salva de palmas para esse vovô dos MMORPG e afins.

Efraim
Fifa, CoD, Xbox, Flamengo, mangás, filmes de terror, livros e toneladas de games antigos e nostalgia!

5 comments

  1. Leonardo Carvalho disse:

    Tibia, Show de bola! eu joguei agora está um lixo!!! By Secret Of Rookgaard – On Danera!

  2. Ugo Reinel disse:

    Joguei por 7 anos este jogo, de 2005 a 2012, o jogo era muito bom, mas suas atualizações e sua penalidade de morte (isso que desestimulou a jogar) não agradavam nem um pouco.

  3. Ju disse:

    Legal! Joguei Tibia por anos, fiz muitas amizades (as quais algumas tenho contato até hoje) e passei muito tempo jogando. Era muito gostoso, muito divertido. É uma pena que atualmente não é mais como antigamente, mas, com certeza, Tibia ficará na minha memória para sempre! 😀
    Até hoje ainda entro na minha Kina para matar um pouco a saudade 😉

  4. Aline disse:

    Nao so joguei muito, como conheci meu marido Sueco la, hoje moro na suecia e temos uma noobzinha de 2 anos, tudo gracas ao tibia. 😀

  5. Efraim Efraim disse:

    Noosssaaa, sério isso? me conte melhor isso ai hahaha

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!