Menu

Reviews da Steam 05 – Project Zomboid

O que acha de viver um apocalipse zumbi? Sei que é estranho, mas é o sonho de muita gente viver um apocalipse, para sair atirando em um monte de gente e ser um herói. Mas ao contrário do que as maiorias dos jogos mostram você provavelmente não sobreviveria e não seria um herói. Essa é a ideia do Project Zomboid, considerado o mais realista jogo de zumbi, onde a única certeza que você terá, é que vai morrer.

Project Zomboid

Criação do Jogo

Talvez você já tenha jogado, visto ou escutado alguém falar de Project Zomboid, onde sua versão demo só contava com o modo historia. Lançado pela empresa do Reino Unido, The Indie Stone, que possui uma equipe formada por sete membros e um mascote bastante interessante como podem ver na imagem ao lado.

Na primeira versão do jogo você controlava um personagem que tinha que cuidar da sua esposa que estava ferida e perto de se transformar. Além dos perigos de uma cidade cheia de zumbi, você ainda podia encontrar (ou se encontrado) por um civil que não teria pena de te matar para roubar o que você tivesse para sobreviver.

A versão inicial do jogo fez tanto sucesso, que os criadores continuaram a desenvolver e hoje totalmente reformulado, o jogo está disponível com uma versão antecipada na Steam e na Desure.

 

Enredo

O jogo atualmente possui três modos, além da opção de Mods.

O modo história foi substituído pelo modo sobrevivência, pois a historia do jogo ainda não está pronta. Nesse modo você irá controlar um personagem que será criado no inicio do jogo e este personagem terá que sobreviver o maior tempo possível, sendo que a energia e agua irão acabar dentro de três meses no jogo.

Os outros modos são o sandbox e o ultimo reduto, mas assim como o modo sobrevivência, eles não têm uma historia em si ou explicação de tudo isso. Esse é o estilo de fogo focado mais na jogabilidade que no modo historia, ou seja, na sobrevivência do personagem.

 

Áudio

Project Zomboid não tem muita mudança na trilha sonora, o que pode ser considerado um ponto fraco, mas a musica consegue retratar o jogo passando aquele clima sombrio e falta de esperança. Além das musicas, é extremamente recomendado que você jogue usando o volume ligado, uma vez que o jogo lhe dará inúmeras dicas para sobreviver através de sons, como um zumbi batendo na sua porta ou um tiro próximo ao local onde você esta.

 

Gráfico

O gráfico do jogo é em uma mistura de 2D com 3D. O que pode não agradar a muitos, mas eu particularmente acho legal jogo com gráficos assim e não creio que isso comprometa muito a jogabilidade, já que o foco não é no gráfico. Os criadores ainda tiveram o cuidado de limitar a sua visão do cenário de acordo com sua posição e características, o que significa, que seu personagem (e você) não enxergarão o que estive a suas costas, por isso é bom sempre olhar para todos os lados se não quiser se pego pelas costas.

Jogabilidade

 

Se o gráfico e o áudio não são dos melhores, não há do que reclamar da jogabilidade de Project Zomboid. O jogo traz fatores bem realísticos que devemos levantar aqui. Um dos fatores é que a agua e a energia uma hora vão acabar, afinal não terá ninguém para cuidar disso, então sair de noite numa cidade faltando energia se tornará algo bem perigoso. A necessidade de estocar agua e comida é importante, mas se uma comida não ficar armazenada no local correto ela poderá apodrecer e caso você coma, pode adoecer afinal você ainda é humano e pode ficar doente.

Project Zomboid possui três modos como falei lá na parte de enredo, bora explica-las melhor aqui:

Modo Sobrevivência – Pelo nome já para ter uma ideia do que é. A única coisa que você fará é tentar sobreviver o máximo de tempo que você conseguir. Para isso você vai precisar montar uma base segura, onde vai estocar comida e agua. É bom também ter um kit de remédios para dor, ligadura, resfriado e algo para passar o tempo se não quiser entrar em depressão. Também precisará ter cuidado ao escolher a arma que irá usar, pois mesmo as arma de fogo sendo mais eficaz, elas fazem mais barulho o que chama atenção de mais zumbis para você. Quando você estiver criando seu personagem também precisa levar em consideração algumas características como ser forte, ser míope, surdo, magro…

Modo Sandbox – O modo sandbox é praticamente igual ao modo sobrevivência, a única diferença é que no inicio do jogo, você poderá mudar alguns atributos como o clima, quanto tempo vai demorar para faltar agua e energia, a quantidade de zumbis, quão fácil é para achar itens, meios de infecção e outros atributos do jogo. Se você esta iniciando, acho bom começar por aqui e colocar tudo fácil, até pegar o jeito e ir no modo normal.

 

Modo Ultimo Reduto – Neste modo é aonde o bicho pega, você é o ultimo sobrevivente e uma horda de zumbis já esta indo em sua direção. Você começa o jogo em uma cabana na floresta onde praticamente já tem tudo, armas, balas, remédios. Resta apenas pegar tudo que puder e abrir caminho para sobreviver o máximo de tempo de puder.

Também acho interessante aqui falar os status que seu personagem pode ficar. Existem vários fatores que podem influenciar seu personagem, como se você correr muito, ficará cansado. Caso tenha sido mordido, pode sentir dor ou até ter quebrado um osso numa briga o que diminui sua força e até virar zumbi. Se ficar ensopado na chuva pode adoecer. Sede e fome também são coisas presentes no jogo que podem te levar a morte. Outras coisas legais e realistas que colocaram no jogo é o medo, insegurança, susto e depressão. Afinal se você for dormir em um local não protegido, você ficaria inseguro que ao acordar tivesse um monte de zumbi ao se redor, não?

 

Aceitação do Publico

Project Zomboid ainda não está na versão final, logo pode ter alguns bugs e recursos que ainda estão sendo criados, mas já tem uma boa quantidade de jogadores e pessoas falando bem dele. No jogo também é possível jogar multiplayer, mas esse recurso não vem nativo na versão oficial e sim numa das versões beta do jogo que pode ser baixado, mais uma vez que o jogo tiver finalizado com todos os recursos, provavelmente será mais ativo do que já é.

 

Conclusão

Para mim, este é o melhor simulado de apocalipse zumbi que você vai encontrar por ai. O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, logo terá alguns erros. No meu computador mesmo que é Windows 8 ele sempre “crasha”, mas se eu for na pasta do jogo e executar o arquivo ProjectZomboid32.exe, ele funciona normal. Se você gosta de zumbi, acho que Project Zomboid tem que estar na sua lista de jogos, mas se não tiver pressa, pode esperar a versão final, que ainda não tem data de lançamento. Ah, lá na Steam além do jogo também tem a versão de demonstração, que eles recomendam que baixem antes para verificar se o jogo vai rodar normal no seu pc.

Link: http://store.steampowered.com/app/108600/

Preço: R$ 24,98

 

Trailer

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

No comments

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!