Menu

Reviews da Steam 04 – Shadowrun Returns

Se você é um jogador das antigas possivelmente já jogou algum jogo da série Shadowrun. A primeira versão do jogo saiu em 1983 e novos jogos da série têm sido lançados desde então. A versão mais recente desse RPG punk futurista fiel ao clássico rpg de mesa foi lançado na Steam sobre o título de Shadowrun Returns

 

Shadowrun Returns

Criação do Jogo

A primeira versão da série Shadowrun foi lançada em 1989 pela empresa FASA Corporation. Chegando a década de 90, saíram novos jogos para o SNES, MegaDrive e um console exclusivo do Japão e no final da década a empresa, FASA Corporation, foi comprada pela Microsoft, abrindo caminhos para o Xbox e Windows. Atualmente a empresa detentora dos direitos de Shadowrun é a independente Harebrained Schemes do criador original do jogo e com ajuda do financiamento do Kickstarter o jogo, Shadowrun Returns, esta disponível na Steam e em Android e IOS. O jogo teve uma DLC lançada recentemente com uma nova campanha e recursos.

Enredo

A história do jogo não é bem clichê para os dias atuais, mas já foi antigamente. O jogo tem inicio com seu personagem, um mercenário, procurando por um emprego, até que estranhamente recebe uma mensagem de um ex-parceiro de trabalho que veio a falecer. Esse seu parceiro que morreu, havia implantado um chip em seu cérebro que seria ativado ao morrer e este chip teria a função de enviar uma missão para você. A missão como vocês já devem estar imaginado é descobrir quem o matou e como toda e qualquer recompensa de um mercenário, você ganhará uma boa quantia por isso. (Ideal para quem estava procurando emprego, vingar se por seu amigo e ainda ganhar por isso)

Áudio

A trilha sonora não tem muito que o comentar. Ele remete a realidade punk futurista da época (Meio que lembrei de Daft Punk), uma espécie de musica eletrônica que ajuda a manter um ambiente meio sombrio e frio. Mas infelizmente não achei a trilha sonora tão memorável assim, para falar a verdade não considero uma trilha sonora que dê vontade de escutar várias vezes.

Gráfico

Os gráficos do jogo estão bem feitos em relação a cenário e batalhas, mas como um jogo que tentam reviver o clássico, ele não possui nenhuma cutscene. As animações dos personagens se resumem a batalhas ou caminhar pelo cenário, se tornando bem fiel ao original. Isso pode desanimar muitos, uma vez que toda ação e expressão dos personagens será representado por textos (Muitos textos por sinal).

 

Desta forma podemos considerar Shadowrun Returns um pouco frio em relação aos seus gráficos, como em momentos em que algum personagem morre (Não é bem um spoiler isso), você não verá emoção alguma nos personagens, além de uma batalha normal. Essa ideia também pode esta relacionada não apenas a tentar trazer o clássico de volta como ser fiel a ideia de RPG em tabuleiro.

 

Jogabilidade

O jogo se passa praticamente por batalhas ao estilo XCOM, onde você tem quantidade de espaços para andar por turno e pode esconder em locais que lhe dão mais proteção, além de realizar sua ação principal, atacar, curar, usar magia. Ah também tem muitos textos que irão te explicar a historia. Entre todos esses textos, o jogador em vários momentos realizará escolhas que podem fazer pequenas alterações na historia, como iniciar uma batalha para conseguir passar por um determinado canto ou usar sua habilidade de hacker para abrir passagem. Falando em habilidades, caso você seja um jogador de D&D ou outro RPG de mesa deve já ser familiarizado com a ideia de investir em atributos ou oficio (etiqueta) que lhe permitam realizar certa ação, caso você possua o requisito mínimo necessário.

shadowrun returns batalha

Os atributos estão divididos da seguinte forma:

Body – Aumenta o HP e Defesa

Quickness – Usado para combate com armas e ser acertado por ataque fisco.

Strength – Usado para calcular as chances de acerta um inimigo com arma branca ou arremessar objetivos.

Intelligence – Usado principalmente pelos deckers (Hackers) e para uso dos drones.

Willpower – Usado para melhorar magias

Charisma – Conjurar espíritos e liberar novas etiquetas

Além dos atributos os jogadores poderão escolher o sexo do seu personagem, as raças: Humanos, Elfos, Anão, Orc, e Troll. Sendo que cada uma dessas raças já possuem atributos iniciais diferentes, mas nada lhe impede de construir sua build como desejar com os próximos pontos adquiridos. Shadowrun Returns também possui um sistema de classes, com suas especialidades:

Street Samurai – Especialista em batalhas com espadas e arma de fogo

Mage – Especialista em magias

Decker – Especialista em hacker sistemas (Na matrix)

Shaman – Especialista em invocar espíritos

Rigger – Especialista em drones

Physical Adept – Especialista em batalhas corpo a corpo.

None – Como o próprio nome diz, nada. Você cria seu próprio estilo de classe.

Aceitação do publico:

4.5/5 – HardcoreGamer

8.5/10 – Game Informer

Metascore Steam – 80/100

Conclusão:

Se você gosta do gênero de batalha como o XCOM, então gostará desse jogo. Eu adquirir Shadowrun Returns e até gostei dele. A historia não me empolgou tanto, todavia isto é compensado com o fato de você pode criar suas próprias historias ou fazer o download de outras historias criadas pelos personagens. Porém se você é do tipo de não gosta de ler os textos e ir direto para ação, não recomendaria o jogo, pois você vai gastar muito tempo nas falas do jogo, se quiser entender realmente a historia.

Link: http://store.steampowered.com/app/234650/

Preço: R$ 34,99

Trailer

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

No comments

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!