Menu

Reviews da Steam 01 – Dust An Elysian Tail

O jogo que eu trago para vocês, iniciando nosso primeiro quadro ( o/), “Reviews da Steam” é o grandioso Dust An Elysian Tail. Esse jogo sem dúvida alguma é um prato cheio para os amantes de jogos 2D. Em Dust An Elysian Tail, você acompanhará uma historia emocionante de um personagem muito parecido com os traços de alguns personagens da Disney (E não, não ao acaso, continue lendo e entenderá), que terá a companhia de uma fada bem carismática, responsável pela parte engraçada do jogo, e uma espada misteriosa.

Criação do Jogo

O jogo foi criado por Dean Dodrill (Sim, só um cara) que tinha como ideia original não desenvolver um jogo, mas sim um desenho animado independente (isso explicaria as artes tão belas feitas a mão). Porém o primeiro grande problema que Dean Dodrill se deparou ao resolver desenvolver o jogo foi o simples fato de não saber nada sobre programação ou desenvolvimento de jogos. Com ajuda de pesquisas e tutoriais na internet, Dean utilizou o kit de desenvolvimento XNA da Microsoft e começou a se dedicar o dia inteiro na programação e nas artes do jogo, até que veio o segundo grande problema. Todo o investimento sendo realizado no jogo estava sendo custeado pelo próprio criador e sua fonte de renda estava começando a secar. Em 2009 Dean participou da competição do evento Dream Build Day, e para sua surpresa, conseguiu ganhar a competição o que o ajudou a se manter financeiramente por mais um tempo. Mas acha que ter ganhado o prémio foi o suficiente? Não, após ter ganhado o prémio, sua imagem começou a crescer e no ano seguinte a Microsoft o convidou para lançar o seu jogo na plataforma do XBOX.

Enredo

No jogo, você assume o papel de Dust, um típico herói clichê que ajuda a todos que aparecem na sua frente. Dust por sua vez não se lembra de quem ele é e nem como foi parar numa floresta, aonde é acordado por uma espada mágica e misteriosa, Blade of Ahrah. Ahrah, a espada mágica, revela ter sido invocada por Dust para guia-lo em sua jornada, e a pequena fada, Fidget, se une ao grupo, pois faz parte da família guardiã de Ahrah. Com o grupo formado, Dust segue seu caminho em busca de suas lembranças, de revelar sua identidade e de qual a sua relação com o General Gaius, a pessoa responsável pela guerra que exterminaria uma raça, mas que possui um grande afeto pelo seu velho companheiro. Em sua busca, nosso herói encontra vários personagens que o ajudam a trazer suas memorias de volta, como também a questionar suas ações.

 

Áudio

Falando agora de questões técnicas do jogo, não poderíamos deixar de comentar sobre os áudios do jogo. Dean Dodrill teve ajuda de Alexander Brandon (Happy Feet, Unreal, Deus EX…) para compor as músicas. Elas estão presentes com força em boa parte do jogo, dando mais vida a bela arte de Dean. Nós sabemos quanto uma musica em um jogo pode fazer uma grande diferença, deixando o jogo gravado em nossas memorias, como é o caso da musica de Mario ou Final Fantasy, e Alexander Brandon conseguiu um belo trabalho com Dust An Elysian Tail. Segue uma das musicas que você mais ouvirá durante o jogo:

 

Dean, para melhorar ainda mais seu projeto, resolveu contratar uma equipe de dubladores para dar mais vida aos seus personagens, sendo necessário refazer quase todo o jogo pronto. Mas o resultado final, mesmo com todas as dificuldades e problemas, ficou muito bom.

 

Gráfico

As ilustrações criadas por Dean Dodrill são realmente uma bela arte. Dean aproveitou muito do que já tinha feito para a criação da animação e adaptou para o jogo. Durante o jogo, você consegue passar por diferentes tipos de cenários, como florestas, montanhas congeladas e vulcões, e em todas, os detalhes são bem trabalhos. 

Além dos cenários e personagens, o jogo também possui belas cutscenes, bastante parecidas com desenhos americanos.

 

Jogabilidade

A jogabilidade é baseada no padrão clássico que estamos acostumados com o uso de mouse e teclado, mas caso seja de preferencia do jogador, o mesmo poderá optar jogar apenas pelo teclado. Os comandos do jogo são bem simples, utilizando os combos com as espadas ou as magias realizadas pela Fidget. Em dados momentos é necessário utilizar a estratégia para derrotar certos inimigos, esperando o momento certo para atacar ou fazer combinações com magias.

Dust An Elysian Tail possui um sistema de level igual aos RPG, onde a cada level que seu personagem sobe pode melhorar um atributo: magia, vida, defesa e força. E as magias que a Fidget pode usar, são adquiridas no decorrer da historia e possuem uma barra de “estamina”, que à medida que é usada vai diminuindo.

Ao longo do jogo terão cinco (se não me engano) desafios e algumas conquistas, como conseguir um combo de 1000x, onde será preciso usar bem sua estratégia e agilidade para obtê-las.

 

Aceitação do publico:

O jogo conseguiu uma boa aceitação entre o publico (Lembre-se que estamos falando de um jogo indie desenvolvido por uma pessoa) conseguindo alta pontuação. Segue a lista de algumas empresas:

EGM 9/10

Giant Bomb 5/5

Digital Trends 9/10

 

Curiosidade (Bônus)

Algumas curiosidades de Dust An Elysian Tail (para estrear o quadro com um bônus):

– O criador baseou o desenvolvimento de seu desenho, no famoso desenho de Fievel, Um conto americano.

 

– Outra semelhança que você poderá encontrar, é com o jogo Castlevania, onde o personagem Alucard foi utilizado um como base em alguns momentos por Dean.

 

Conclusão:

Para um jogo que começou bem devagar, teve um final bem surpreendente. O jogo possui alguns pontos clichês, mas a história consegue emocionar mesmo assim. A arte e áudio do jogo também são pontos muito fortes que não podemos deixar de lado. Eu particularmente recomendo esse jogo.

E como de costume em todo review adicionarei o link do jogo e seu valor na Steam:

Link: http://store.steampowered.com/app/236090/

Valor: R$ 24,99 (Mas vive em promoção, fiquem de olho)

 

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

One comment

1 Pings/Trackbacks for "Reviews da Steam 01 – Dust An Elysian Tail"
  1. […] criado por Dean Dodrill e o primeiro Review aqui no Jogos Indie (Se não viu, poderá ver clicando AQUI). Este é um medley com a incrível trilha sonora do […]

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!