Menu

Engines para desenvolver um jogo

Passando por todo o conhecimento teórico em “Profissões de um desenvolvedor de jogos” e “Por onde Começar?”, vamos começar a por as mãos à obra e conhecer as ferramentas que podemos utilizar para construir nosso primeiro jogo!

Caso você tenha interesse em desenvolver todo o seu jogo do zero, pode fazê-lo usando linguagem de programação como C, Java, ActionScripts ou qualquer outra linguagem, mas eu recomendo que você faça o mesmo que uma pessoa sem domínio de programação faria. Usar um kit de desenvolvimento de jogos, pois isso torna o desenvolvimento mais rápido, pratico e bem mais produtivo.

Esses kits, ou melhor, engines são utilizadas tanto por quem esta começando e não sabe nada de programação como por grandes empresas que trabalham há séculos nesse ramo. Porém aqui iriei apresentar os mais acessíveis para quem quer começar de forma independente.

Unity

Unity é uma das melhores ferramentas hoje em dia para se trabalhar. Sendo uma das mais usadas pelos desenvolvedores indies. O jogo Shadowrun Returns apresentado aqui no site, foi construído utilizando essa ferramenta.

 

GameMaker

O GameMaker ou GM, é uma Engine que tenta agradar tanto iniciantes quando usuários mais avançados. Com ela o desenvolvedor conseguirá criar um jogo sem precisar programar nada, mas caso deseje poderá utilizar recursos de programação que facilitaram a sua vida. Porém esses recursos de programação são mais limitados do que o Unity, por isso muitos preferem usar o Unity ao GameMaker. Hotline Miami disponível na Steam foi criado utilizado o GameMaker.

 

Scratch

O Scratch tem um recurso diferente (Mas que não digo que é a melhor ideia). Nele você pode criar os objetos e personagens desenhando no próprio programa, tornando o trabalho mais fácil para quem quer fazer algo causal. Porém o resultado pode não ser um dos melhores, como pode observar no vídeo.

 

RPG Maker

O RPG Maker é provavelmente o mais fácil, caso não saiba por onde começar, pois ele já lhe dá uma plataforma bem completa, sem você ter que se preocupar em montar o menu, sistema de batalha ou conseguir sprites, pois ele já vem com tudo isso pronto. Mas é logico que se você quiser fazer um jogo marcante, terá que se aprofundar mais na ferramenta, pois assim como as outras ela também permite que seja criado seus próprios scripts. Abaixo deixarei vocês com um vídeo de um jogo de RPG onde o criador teve uma real preocupação em alterar o sistema de batalha, menu e criar seus próprios recursos (sprites, áudios, cenário).

 

Construct 2

O Constructo 2 é uma engine voltada para a Web. Então o forte dela é que seu jogo ficará em HTML5, logo não será preciso instalar outros componentes para rodar seus jogos via browser e tendo um desempenho melhor no browser comparado as outras engines. No Unity, por exemplo, é necessário que você baixe um recurso para seus jogos funcionários diretamente dos browsers.

Microsoft XNA

Se o Unity tem o Shadowrun Returns, a engine da Microsoft XNA tem o Dust: An Elysian Tail apresentado aqui no Jogos Indie. Ambas são ferramentas poderosas para a construção de jogos 2D e 3D. Esta é provavelmente a melhor opção caso queira desenvolver jogos para o XBOX.

 

No próximo post estou pensando em começar um tutorial de Unity, onde vamos construir um jogo estilo Mario. Escolhi o Unity para trabalhar com vocês, pois é uma engine utilizada no desenvolvimento avançado de jogos, graças a sua liberdade com programação, não sendo o clássico clica e arrasta.

Espero que tenha gostado e até o próximo post.

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

3 comments

  1. Que suporte multiplayer tem alguma dica ? obrigado.

    • Uma engine que suporte multiplayer? Olha, eu nunca fiz um jogo multiplayer usando engine (Só programação pura com PHP), mas eu ao menos posso afirmar que Unity, RPG Maker e Game Maker são capazes de criar jogos com suporte a multiplayer, mas não sei lhe dizer a complexidade de cada um.

  2. A complexidade de se criar modulos multiplayer para as engines vai depender do conhecimento na linguagem de script de cada engine, pelo o que eu já usei no RPG Maker, tem varios Netplays, mas geralmente vem com bugs sinistros e com muitas falhas de segurança, já que a própria engine é limitada.

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!