Menu

Despedida

Olá queridos Indies! Hoje infelizmente tenho uma noticia que não irá agradar a muitos de vocês.

Bom alguns de vocês já devem ter percebido que desde final do ano passado eu ando meio conturbado em relação ao tempo, tanto é que recrutei algumas novas pessoas que são o Léo e o Efraim.

Todavia ainda sim não está dando para eu continuar com o site. Não, não é culpa deles nem nada, pelo contrário. Eu já contei um pouco da minha história em outros posts, afinal vocês também meus chegados. A maioria de vocês que estão lendo isso aqui já devem saber que eu sou estudante de mestrado e ano passado larguei meu emprego pegando uma bolsa no mestrado para me dedicar aos meus estudos, mas o que terminou acontecendo foi apenas troca de responsabilidade.

Eu já não mais precisava trabalhar de segunda a sexta, porém o que aconteceu foi um crescimento nos posts do site. Antes tinham em média de 3 posts na semana, com a minha saída do emprego terminou tendo post todo dia e as vezes mais de um por dia. Assim como também o tutorial deixou de ser mensal para ser semanal. Ou seja, o tempo que eu ganhei saindo do emprego, perdi aqui no site e isso tem me prejudicado bastante, tanto no mestrado quanto nos estudos em busca de uma vida melhor (Coisa que não ando fazendo, pois quase sempre estou trabalhando no site).

Com a entrada dos novos administradores o que aconteceria seria eu conseguir mais tempo livre para essas coisas, correto? Errado, o tempo que eu ganhei passou a ser convertido para novas coisas no site ou posts mais trabalhados, por isso que eu digo que não é culpa deles, pelo contrário, eles me ajudaram muito mesmo, eu devo agradecê-los. O site cresceu bastante e meio que tornou um grande peso para mim, como coisas do tipo não poder sair dia de sábado com minha namorada ou família, pois tinha posts para preparar. Gastar 3 dias inteiros na semana só para criar posts, fora em média de 2h por dia para ficar tirando dúvida do pessoal ou fazendo pequenos tutoriais sobre coisas que o pessoal me pedia e não sabia como fazer e tudo isso foi me consumindo cada vez mais tempo de forma que o que deveria estar em primeiro lugar que é o meu mestrado, minha vida pessoal e profissional, ficou em segundos planos para dar foco ao site, que não representa nada além do valor sentimental para mim. O que significa que estou deixando tudo de lado para dar foco em algo que não irá garantir meu futuro.

Então diante tudo isso e após pensar bastante, cheguei a conclusão que irei me afastar do site por tempo indeterminado. Possivelmente não volte esse ano, apenas ano que vem após completar o mestrado e conseguir um bom emprego estável, de forma que eu não mais precisarei me preocupar tanto com o lado financeiro.

Com isso os posts que eram feitos por mim, provavelmente também vão ficar de lado e isso inclui os tutoriais (Sinto muito, mas esse é um dos mais me consome mesmo, até porque eu não consigo ignorar qualquer pedido de ajuda que vocês faziam, inclusive os que não tinham nada a ver com o tutorial e lá ia eu estudar para entender o problema de vocês sobre algo que eu nunca vi antes). Todavia como alguns de vocês já me perguntaram, eu não sou nenhum profissional em Unity, muito pelo contrário, eu sou igualzinho a vocês. Tudo que eu ensinei aqui e iria ensinar no segundo tutorial eu não sabia como fazer. Eu apenas sentava e ia fazendo, e quando tinha algum problema ia ler a documentação do Unity e fóruns de dúvidas. Tanto é que aqui tem algumas pessoas que em minha opinião sobre alguns assuntos como mobile ou outros tipos de jogos podem saber mais do que eu, já que eu ainda não fiz nada do tipo ainda. A única coisa que eu sei mais do que vocês é programação e lógica de programação, pois trabalhava com isso antes. Então se eu sou capaz, vocês também são. Uma sugestão que eu dou é vocês mesmo criarem um grupo, pode ser até no face mesmo, para um ir ajudando o outro, já que temos pessoas de níveis bem diferentes. Enquanto ajudava as pessoas nas trocas de e-mails ou chats na page, vi pessoas com grande potencial em designer, programação, lógica e por ai vai, então creio que seria uma boa você se unirem.

Todavia esse texto já está ficando bastante gigante (É estranho como eu escrevo muito, quando falo com vocês O.o), então gostaria de finalizar agradecendo. O Jogos Indie completou 1 ano de vida ontem e muito ocorreu ao longo desse ano, então eu Carlos gostaria de agradecer a alguns pessoas:

Alessandra Medeiros – Você provavelmente nem está lendo isso, mas você foi uma das primeiras pessoas a curtir a página, quando ela ainda não tinha nem 20 pessoas. Não sei como você encontrou a página, mas muito obrigado mesmo do fundo do coração, você não sabe como me fazia feliz receber um like no post de alguém que eu não conhecia, quando o site ainda não era nada.

LabIndie – Creio que foi dos nossos primeiros parceiros e com um foco muito bom, ajudar empresas de jogos. Continuarei ajudando o projeto de vocês.

Uhtred, Geraldão, Cezar (Mauricio Ruher) e a todos do CentroRPG – Foi realmente uma parceria muito boa, gostei muito de poder ver os jogos de vocês, continuem assim 😉

WIP Games – Nossos irmãos de Portugal, que foram um dos primeiros a pedir que eu divulgasse os jogos dele no site. Foi uma honra receber um pedido vindo de outro país.

Rubens (Steam Brasil) – Preciso nem falar, né? Mas deixarei na lista para não ficar com ciúmes 😉

Suâmi Abdalla – Com seus jogos diferentes. Confesso que fiquei um pouco com receio no primeiro jogo, com medo de dar em merda, mas não abro mão de ajudar um desenvolvedor indie 😉

Taverna GameMania – Sumiram, mas foi uma boa parceria ^^

PodTerror – Valeu mesmo por curtir o nosso Quinta do Terror 😉

Ericsson Santos e outros desenvolvedores – Obrigado por acredita no Jogos Indie

E claro que não poderia faltar vocês que fizeram o Jogos Indie chegar aonde chegou, a todos o pessoal que acompanha os tutoriais (Karfann Nacif, Marcos Cruz, Paulo, Victor Hugo, Antonio, Matheus, Marcos Oliveira, Antonio, Bruno, Marcelo, Wanderson e aos demais) – Muito obrigado mesmo, não esperava que os tutoriais poderiam ter tanto retorno quanto vocês me deram. Obrigadão.

Também gostaria de agradecer a vocês que olham o site, mas nunca comentam, mas que estão sempre olhando.

E por ultimo obrigado ao Léo e ao Efraim ^^

O site vai continuar? Vai sim, com o Efraim e o Léo, então espero que vocês também dêem aquele apoio a eles como fizeram por mim ^^

Um grande abraço a todos e boa sorte nos seus caminhos. A gente se vê por ai o/

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

19 comments

  1. Hiro disse:

    porra :'(

  2. Só faltavam 5 dias para iniciar os novos tutos de 2D ;-;
    Porra cara :'(
    Boa sorte o/

  3. Paulo disse:

    E eu que vim agora ao site para ver o 1º tutorial e levo com esta noticia 🙁

    Qualquer das maneiras tudo de bom para ti Carlos, espero que consigas concluir o Mestrado e (sinceramente acho muito bem que o faças e vais de certeza conseguir) consigas endireitar a tua vida do ponto de vista profissional e consequentemente financeiro, assim um dia destes voltaras mais forte e continuas a serie ;).

    Grande abraço e força aqui de Portugal.

  4. carloswgama disse:

    Valeu Paulão, Matheus e Hiro ^^

    Com essa semana afastado já consegui fazer bons avanços. As vezes dá daquela vontade de escrever algo ou de postar algo no face, mas estou me segurando o/

  5. Lucas disse:

    Poxa, gostava tanto dos tutoriais, mas é isso ai, boa sorte.
    Como diria zangado “Tudo de melhor, sempre”.

  6. Karfann Nacif disse:

    Boa sorte meu amigo!

  7. Deyvid Lira disse:

    Poxa cara que pena, mas de qualquer forma muito obrigado, seu tutorial para Unity foi o melhor que eu vi, aprendi bastante! Boa sorte cara! Até Mais!

  8. RP disse:

    Tô numa situação parecida, não vejo a hora de terminar logo a minha graduação e aprofundar meus estudos na criação de games. Talvez iniciar um novo curso nessa área. Quem sabe? Mas, o tutorial básico de desenvolvimento no Unity 2D foi de grande ajuda. Muito bem elaborado. Boa sorte. Nos encontraremos novamente.

  9. carloswgama disse:

    Valeu pela compreensão cara ^^

  10. Por que vc não faz dinheiro com jogos indie? Não é por nada não, eu tenho pos-graduação, etc mas mestrado não te garante um emprego estável não, infelizmente aqui no brasil é assim, muitas vezes um taxista (sem desmerecer os taxistas) ganham mais do que um cara com doutorado, acho que você deveria investir em desenvolvimento de jogos e ganhar dinheiro com isso… diploma não vai te garantir estabilidade, apenas a sua competência na área que escolheu…. Gostaria de te dar o exemplo do cara que abandonou a harvard para dedicar ao sonho dele, popularizar computadores pessoais. Em 1977 o jovem Bill Gates desistiu de estudar e se formar em Harvard, para investir o tempo na empresa dele na pequena Microsoft! E em 2007 depois de 30 anos a Harvard deu o diploma de graduação para ele (ele nem fez a gradução)… “Reconhecemos que o mais ilustre membro da classe de 1977 do Harvard College nunca se graduou. Parece que já é hora de sua universidade lhe entregar o diploma”, disse Steven Hyman, reitor da Universidade de Harvard.. Bill Gates ironicamente disse: “Esperei por mais de 30 anos para dizer isto, pai, eu sempre lhe falei que voltaria para me formar”, disse Bill Gates ao seu pai. “Vou mudar de emprego no ano que vem e será bom finalmente ter um diploma no meu currículo”, disse ele, se referindo a filantropia! Depois ele entra naquele discurso fantástico que entrou para a história! Fica registrado o encorajamento, siga seus sonhos e o que te faz feliz, não se iluda achando que diploma garante alguma coisa… abraço…

  11. opa Deiverson.

    Então, tudo que você falou é verdade sim. Porém com um mestrado eu sei que pelo mesmo não pegando concurso, eu consigo um emprego de professor nas faculdades daqui por pelo menos 5mil por mês. Com doutorado isso sobe para uns 7mil.

    Quanto a ganhar dinheiro com o jogos indie ou desenvolvimento de jogos já pensei sim. Porém da mesma forma que é dificil para um, é dificil para o outro. O jogos indie tem a questão do adsense e me dediquei pesado nele ano passado quando era sozinho e no total de quase um ano, só consegui rentabilizar 100 dolares (Que não paga nem o servidor que é mais de 400 reais). Quanto ao desenvolvimento também é complicado, tenho contato com alguns desenvolvedores de jogos e a realidade também é bem dificil com um lucro baixo, tanto é que o pessoal que eu conheço que mais se deu bem nessa area de jogos, investiu no mercado lá fora, pois aqui no Brasil quase não existe apoio, nem mesmo dos jogadores :/

    Por isso minha ideia é buscar inicialmente agra mais seguro e após isso investir meu tempo livre tanto no desenvolvimento de jogos, quanto no jogos indie e se eu conseguir chegar lá, deixo a carreira de professor (Que também gosto, do contrário não faria os tutoriais), para me dedicar completamente ao site e aos jogos ^^

  12. Nunca cheguei a comentar um post nesse site, mas eu sou um dos que “sempre estão olhando”, Se não fosse pelo Carlos eu nunca teria começado a “Fuçar” no unity. Talvez ele nem leia esse comentario mas mesmo assim preciso deixar aqui o meu agradecimento. Espero que sua vida tenha melhorado bastante e que você esteja se dando bem. Seu tutorial me inspirou a programar jogos e me dedicar no estudo de programação. Espero um dia poder ver mais um tutorial seu. Um forte abraço e que sua vida seja abençoada!

  13. Guilherme Kulyk disse:

    ainda aguardando seus ótimos tutoriais! Obrigado Carlos! aprendi muito e aprendo até hoje com seu tutorial.

    • Valeu Guilherme.

      Eu estou de ferias do Mestrado por mais ou menos 3 semanas, então estou usando esse tempo para trabalhar no tutorial. Terão quase 30 postagens, então espero começar a liberar no final de janeiro ^^

  14. Victor Hugo disse:

    Boa (noite?) Carlos!!!
    Eu acho que to meio sumido daqui, a postagem foi do mês de fevereiro mesmo? Oo se for faz um tempo que não acompanho o site =s, ou nunca reparei nessa postagem =s…

    não sei se sou aquele “Victor Hugo” ali, mas bem, isso não importa neh!? xD acompanhei todos, ou quase todos, os seus tutoriais, e também te perturbei com perguntas no unity 2d básico, queria saber dar soco com um personagem e você me explicou uns erros que estavam acontecendo e me mandou um documento do word com um tutorial de mortal kombat xD, que por sinal foi muito útil. Bem Carlos, não sei onde quis chegar com o que ja foi dito, mas, muito obrigado por tudo cara, você e seu site foram e ainda são uma grande inspiração para mim, sempre que penso em alguma coisa eu venho aqui dar um olhada para sei la, ter uma ideia de como fazer xD, desejo que você esteja se saindo bem nos seus estudos, na sua vida social e tudo mais, feliz 2016, que esse ano você se saia ainda melhor no que se dedicar, e quem sabe consiga tempo de sobra para pelo menos mais um postzinho? *-*

    Sou teu fã cara, abraços e feliz 2016!!

    • wow, então faz tempo mesmo.

      Eu lembro do teu jogo de Mortal Kombat. Fico feliz que tenha sido de grande ajuda. ^^

      E espero continuar podendo contribuir. O tutorial que fiquei devendo ano passado sairá esse ano, no final desse mês (E quando digo final, é no final do mês meeeesmo) e assim tirar o peso da consciência desse tutorial ai que estou devendo a quase 1 ano a vocês >.<. Queria ter lançado ele ano passado mesmo, porém só tive condição de começar a produzi-lo em meados de Dezembro. Aproveitando feliz 2016 novo para você também

  15. Marcos Renê disse:

    Carai… chorei! :'(
    Fuçando na internet para aprender o básico sobre criação de jogos encontrei este site e desde então não consigo mais parar de estudar. Foi em um comentário que fiquei sabendo da despedida do Carlos… me deixou chateado mas compreendo o pq e agradeço por tudo e pelo tempo q dedicou a cada um de nós.
    Nesses dias fui visitar uma escola de desenvolvimento e o curso todo de dois anos custava na faixa dos 10 mil reais, aqui aprendemos praticamente metade do curso pq com a base já podemos ter um ponto onde podemos seguir em frente com os estudos.
    Novamente muito obrigado! Vou estar sempre por aqui e quando estiver fera e puder ajudar tô dentro!

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!