Menu

Apresentação Tutorial de Unity Intermediário

E aeeee meus queridos indies, quanto tempo, hein? Quase um ano deixando vocês ai sobrando. Sou realmente malvado, não? Mas calma, calma que estou trazendo novidades boas para vocês!

Bom, meu mestrado (O que me fez afastar) ainda não acabou. Deve acabar lá pra metade desse ano, mas a notícia boa é que eu já estou com praticamente tudo pronto. Falta apenas escrever, dar umas aulas e publicar artigos, o que dá bastante tempo livre para 6 meses. Com isso os tutoriais estão de volta o/

Quando eles vão começar? Beeeem, eu estava pensando… que tal… hoje? Sim, sim, hoje já começo a lançar os posts do nosso tutorial já atualizado com a versão 5 do Unity (E espero que não inventem de sair a 6 enquanto estou liberando os tutoriais u.u).

Nesse tutorial intermediário além de trabalharmos coisas novas da versão 5 (Como o UI/Canvas e novos componentes da física do jogo), vamos trabalhar com:

  • A criação de 2 personagens:
    • Homem – Focado no ataque com espada;
    • Mulher – Focada no ataque a distância (kunai).
  • Cada um dos personagens terá skills próprias e leveis;
  • No jogo também teremos HP (Heath Points), MP (Magic Points) e atributo de ataque (Isso inclui exibir a vida como uma barra no HUD igual Castlevania, Mega Man e outros diversos jogos);
  • Vamos trabalhar com escolha de fases ao estilo Mario World;
  • Pausar o jogo;
  • Salvar o jogo de forma mais avançada (Para jogos maiores);
  • 4 Bosses com mecânica diferentes;
  • 4 inimigos comuns com mecânicas diferentes;
  • 4 fases, onde cada fase terá um sistema diferente:
    • Plataformas One Way;
    • Fase aquática;
    • Fase com física de vento;
    • Fase escura
  • Aprofundar nossos conhecimentos em programação compreendendo conceitos como Interfaces e Classes Abstratas.

Quanto à frequência, eu particularmente preferia deixar semanalmente como eu já fazia, pois assim vocês tem uma semana inteira para produzir, testar e por ai vai, porém como eu demorei tanto para liberar esses tutoriais, decidi lançar 2 por semana: na segunda e na sexta. Porém mesmo achando que o tempo é curto para vocês assimilarem, levem o tempo que for necessário. Se tiver dúvida basta por nos comentários, se quiser algo mais reservado pode mandar e-mail para carlos@jogosindie.com que eu sempre respondo, não tem um único dia que eu não abra o meu e-mail.

Esse tutorial será dividido em média 25 partes (Fora os extras). O que eu quero dizer com conteúdo extra? Serão aqueles posts que você não precisar ler para dá continuidade ao tutorial, mas pode caso queira. Nesses posts extras eu apresento algumas ferramentas de criar mapas, pixel arts, musicas e por ai vai. E se tratando de conteúdo extra, eu vou apresenta-los separadamente as quartas.

Ah, e a cada tutorial eu vou disponibilizar o projeto inteiro e o jogo rodando (Quando já tiver algo jogável) por posts, pois ocorreu de algumas pessoas perderem o conteúdo que havia criado e pedir o projeto a partir da aula X, sendo que eu só tinha o projeto final para disponibilizar :/. Então em cada post vou disponibilizar os arquivos do projeto.

Maaaas, vamos que vamos, que nossos amigos abaixo estarão esperando por vocês 😉

girl

Golemman

 

Índice – Tutorial Intermediário

01 – Tutorial Intermediário – Criando personagem principal

 

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

7 comments

  1. Odinei Ribeiro disse:

    Poxa vida Carlos! Que maneiro! Eu fiquei esses meses todos esperando o tutorial intermediário! Obrigado cara! Muito obrigado mesmo! Eu estou um pouco sem tempo agora, mas assim que aliviar as coisas aqui irei pegar firme e acompanhar o tutorial!

  2. Breno Santin disse:

    Manoooo, acompanhei todo seu trabalho passado como base para um projeto meu, e passei aperto viu? visto que utilizei uma IDE mais atualizada do Unity. Mas agora, tudo ficou lindo. Jurava que seu trabalho não iria continuar e você fez sim a continuação.
    Muito obrigado, vai ajudar a fazer um update no meu antigo projeto .
    Sucesso para você, parabens e continue com o belo trabalho!

    • hehe, a mudança do 4.6 para o 5 quebrou muita gente mesmo =P

      E pow, achando que ia desistir tão fácil? Sou brasileiro e gosto de honrar minha palavra 😉

    • No tutorial da parte 12, onde criamos o cenário, você vai aprender justamente como ajustar a câmera no eixo X, independente da resolução do jogador 😉

      Quanto a filmar, fique a vontade. Outras pessoas já pediram, mas nunca vi nenhum vídeo, acho que todos desistiram, dá muito trabalho fazer essas aulas =P

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!