Menu

Afinal quem é essa bola rosa?

Se você assim como eu não faz a menor ideia de quem seja essa bola rosa super famosa, que faz parte de vários jogos da Nintendo, está na hora de conhecer sua história!

Bom para iniciar, essa bola rosa não é A Kirby como muitos pensam e sim O Kirby e por incrível que pareça ele tem muuuitos fãs.

No início Kirby era conhecido como Popopo e foi criado por Sakurai, um designer e desenvolvedor de jogos da Hal Laboratory, empresa que tinha como representante nada mais nada menos que o atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

Sakurai ao criar seu mascote para o jogo Popopo brilhante, sempre o via como uma simples bola rosa com olhos, mesmo que naquela época os consoles portáteis não fossem coloridos, todavia Shigeru Miyamoto (Criador de vários personagens únicos da Nintendo) que foi convidado para participar da criação do jogo que prometia ser um sucesso, sempre via o Kirby como uma bola amarela. Mas nem mesmo os conselhos de Miyamoto foram o bastante para Sakurai trocar a cor do personagem (Que de certa forma, acho melhor assim, do contrário iria parecer mais o Pacman).

Outra mudança na criação de Popopo foi o seu o nome, que para ficar mais impactante, resolveram trocar para Kirby. A origem do nome não é certa, mas acreditasse que é uma homenagem a John Kirby, conselheiro oficial da Nintendo. Com a mudança no nome, também teve a mudança no título do primeiro jogo para Kirby’s Dream Land, lançado em 1992 para Game Boy.

E assim como se esperava, o jogo foi um grande sucesso com gráficos “super detalhados” e uma ótima jogabilidade única para a época.

Na versão americana do jogo, Kirby não veio nem rosa e nem amarelo, mas sim branco?! (Parece mais o Boo de Super Mario) Essa confusão ocorreu por conta do Game Boy não ter cores.

Mas e quanto ao enredo do jogo? Ainda não falei nada dele e nem do personagem. O jogo se passa em uma terra alegre e de paz conhecida como Dream Land, até o grande vilão aparecer: King Dedede que apareceu roubando toda a comida e as Sparkling Stars.

Kirby uma pequena e simples bola rosa sem grandes destaques resolve enfrentar sozinho King Dedede e seus soldados para resgatar os alimentos e as Sparkling Stars. Uma história simples, mas todos os jogos de plataforma da época também tinham história simples, não?

O segundo jogo de Kirby foi Kirby’s Adventure para o Nintendo 8Bits podíamos ver um jogo colorido e bem bonito para a época. Porém o grande destaque do jogo ficou mesmo pela nova habilidade de Kirby. No primeiro jogo o personagem já sabia sugar alguns personagens, porém foi nesse que ele adquiriu a habilidade de quando sugar um inimigo, ganhar sua aparência e poderes, que até hoje é sua principal habilidade.

O segundo jogo traz o Rei Dedede que corrompe a fonte dos sonhos, o que causa pesadelo acabando com os sonhos e esperança daqueles que tentam dormir em Dream Land. Kirby novamente tem que enfrenta-lo para reunir os fragmentos roubados pelo vilão para que todos voltem a sonhar em paz.

Voltando aos portáteis em Kirby’s Dream Land 2, Kirby tinha que revolver o mistério do desaparecimento das pontes de arco-ires que união as ilhas de Dream Land. King Dedede volta novamente como vilão da série, porém dessa vez possuído por um novo vilão, Dark Matter.

A série continuou com vários outros lançamentos, inclusive animes e mangás de Kirby protegendo Dream Land dos vilões com ajuda de alguns companheiros que fizeram bastante sucesso e ganharam o público (O personagem pode até parece que pertence a um jogo para menina, mas te garanto que se você gosta de Mario e Sonic, vai gostar de Kirby).

Entre tantos personagens adorados que passaram pelo jogo, existe um que os fãs gostam tanto quanto o próprio Kirby. Se você conhece a série, provavelmente sabe de quem eu estou falando, ele é o Meta Knight.

Meta Knight é uma copia “escura” de Kirby, mas não significa que ele seja um vilão, embora seja um anti-herói. Embora rival de Kirby (Assim como as batalhas: Goku Vs Vegeta, Sonic Vs Shadow, Kenshin Vs Saito…), Meta-Knight é um dos soldados que lutam pelo bem de Dream Land e consegue muitas vezes roubar toda a atenção para ele. Ele é o dono de uma poderosa espada, Galaxia, e é um guerreiro com grande honra, tanto que sempre que enfrenta Kirby, ele o entrega uma espada para lutarem de igual para igual.

E esta é a história básica do universo dessa pequena bola rosada. Espero que tenham gostado e que agora saibam melhor a história e quem na realidade é esta bola rosa, amado por muitos e chamado de Kirby.

Bônus I

As capas de Kirby na versão americana sempre trazem o personagem com uma cara mais Badass, pois os responsáveis pelas vendas aqui no ocidente acreditavam que nenhum garoto iria comprar um jogo com um personagem fofo.

Bônus II

O poder de Kirby é tão famoso, que praticamente existe todo tipo de Kirby que você imaginar:

E quando eu digo tudo, é tudo mesmo:

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

2 comments

  1. julianleno disse:

    Finalmente um belíssimo artigo pra me explicar que bola rosa era essa! :v fui esquartejado quando achei “a Kirby” era um Pokemón. Agora sei de tudo!

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!