Menu

25 – Tutorial Intermediário – Créditos e Encerramento

E aê meus queridos indies, gostaram desse tutorial? Eu espero sinceramente que sim, até porque não terá tutorial nem tão cedo:/.

Quem é das antigas deve saber o quanto esses posts consomem bastante tempo de mim. Tipo, fazer um jogo desses é algo rápido, mas você parar para explicar e detalhar tudo termina se tornando um processo realmente gigante. Esse tutorial mesmo eu gastei um mês pegando de Domingo a Domingo da hora que eu acordava até a hora que eu ia dormir, aproveitando o período de férias do mestrado. Porém embora minha dissertação esteja praticamente pronta, chegou à parte chata de criar artigos e por tudo no papel o que consome bastante tempo, junto com: dar aula, procurar emprego (afinal minha bolsa já vai acabar) e ainda manter as outras postagens do site, como divulgação de jogos.

Ah e tem algo que eu gostaria muito mesmo e o que estou correndo atrás, que também anda me consumindo bastante tempo. Como alguns de vocês sabem, eu nunca criei um jogo comercialmente falando, porém desde janeiro estou trabalhando com uns parceiros em uma maratona de produção de jogos, para criar o que seria o meu primeiro jogo disponível comercialmente. E para ser sincero espero que este não seja o primeiro e ultimo, quero conseguir seguir carreira e viver disso, então vou usar muito do meu tempo produzindo meus próprios jogos.

Porém não fiquem tristes, eu ainda estarei aqui no Jogos Indie respondendo todos os comentários de vocês! Vocês tem a page, tem meu face, tem meu e-mail, para o que precisar, vocês sabem que podem me procurar e contar comigo, eu ficarei bastante feliz em ajudar. E digo mais, eu realmente quero ver vocês seguindo o mesmo caminho que eu e conseguindo criar suas empresas e vivendo do que realmente sonham ser, então quando lançarem seus jogos, o site Jogos Indie estará aberto para cuidar da divulgação ^^

Caso eu volte a fazer tutoriais como esse grande, só deve sair ano que vem, até porque eu mereço descanso, né? Do contrário, eu penso em fazer posts pequenos mesmo. Exemplo criar um HUD sem criar um jogo inteiro, criar uma micro fase com outros effectors, coisas do tipo… Mas isso é algo ainda a ser pensando.

E se possível digam ai qual post que vocês mais gostaram? Qual fase e essas coisas! O que mais tiveram dificuldades e essas coisas, para ajudar a eu ter uma noção do que fazer em seguida.

Abração a todos mesmo, obrigado pelo carinho e tudo mais, vocês são foda!

OBS: Ah para você, que leu até aqui esperando ganhar algo em trocar que valesse a pena para você e não apenas um carinha falando sobre ele, ai embaixo vai o jogo refinado com sons no ataque, sons nas fases, tela de créditos após o ultimo boss, item de recuperar vida, item de recuperar magia, correções de bug e outras melhorias que não entraram no tutorial. Essas coisinhas a mais que não foram cobertas no tutorial foi por conta da falta de tempo ou por serem básicas ou até mesmo para não deixar o projeto pesado (No caso de musicas e áudios). Sem falar que para produzir o jogo de vocês a ideia não é copiar o tutorial, cada jogo tem um jeito diferente de fazer, esse foi um jogo que eu fiz para vocês em mais ou menos 1 mês enquanto explicava o tutorial, mas o jogo de vocês vai ter mecânicas e scripts diferentes, a ideia é apenas vocês conhecerem o Unity e a funcionalidade de certos métodos ^^.
OBS2: O link abaixo pode mudar, caso seja encontrado outros bugs por vocês e peçam para que eu corrija ^^

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

11 comments

  1. Fabio Pimenta disse:

    Muito Obrigado pelo seu tempo e esforço Carlos, ainda estou atrasado nos últimos tutoriais mas logo logo chego no final.

    Seu Tutorial foi de extrema ajuda para mim e para muitos outros tenho certeza, abs !

  2. Marcelo disse:

    Carlos, aprendi com você e ainda tenho muito que aprender sobre criação de jogos, com esforço vou caminhando..
    Parabéns à sua dedicação e tempo, ainda não acompanhei todos os tutos intermediários por falta de tempo, mas com o tempo vou pegando!! Abração!

  3. Carlos, muito bom o tutorial. Quando tiver um tempo, posta algo sobre os outros elementos de física do Unity… valeu….

  4. Douglas disse:

    Carlos, concluí seu tutorial básico no ano passado e acabei de concluir o tutorial intermediário.
    Só tenho a agradecê-lo por todo seu esforço e dedicação em nos ensinar. Você sem dúvida criou os 2 melhores tutoriais de Unity que há na Internet. Está de parabéns!
    Graças a seus tutoriais consegui desenvolver meu primeiro game e publicá-lo. Estou partindo para meu segundo projeto agora e, assim como você, também pretendo viver só da produção de jogos futuramente.

    Mais uma vez, muito obrigado.

    • Fico feliz em ter ajudado de alguma forma e espero lançar outros tutoriais que ajude também. ^^

      Mas enquanto não tem novidade, recomendo o curso do Raphael, Acadêmia Produção de Jogos. É meio carinho, mas lá trata de outros assuntos que eu não falo além de ter uma maratona onde você pode construir um jogo om outras pessoas

  5. Luiz Hennrique Saillot Neves Valente disse:

    Tutoriais Supramente Interessante! Parabéns seu trabalho. Excelente.

  6. Sandro disse:

    Sensacional o que você faz e disponibiliza aqui cara, merecia um prêmio por isso!
    Parabéns Mesmo!!!
    À propósito, você não tem o tutorial em arquivo .pdf ou .doc por exemplo para download não? seria demais fazer a impressão e encadernar para acompanhar também. Se bem que da pra ir devagar aqui copiando e colando no Word, mas sabe como eh neh?! hehe

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!