Menu

22 – Tutorial Intermediário – Cenário 4 – Montanha

E finalmente para mim (Não sei para vocês), chegamos a ultima fase do jogo o/. Esta fase será na montanha e não terá quase nada de script novo, porque minha criatividade está lá embaixo (Mas já vimos como criar plataformas que se andam e caem no tutorial básico; Abismo, serras, plataformas one way e portais nesse tutorial intermediário), mas não se preocupem que essa fase terá sim algo único e diferente das demais, igual a todas as outras!

Quanto aos sprites utilizados para montar o cenário serão novamente do site Game Art 2D.

Link para o Site

Link direto para Download 

Após baixar dentro da pasta Tiles, vamos usar apenas um único sprite da pasta Tiles. A imagem 2.png. Renomeei para montanha_plataforma dentro da pasta Resoures/sprites/tiles/fase4 e a criem como uma textura.

46- Tutorial Cenario 4

Aproveitem que estão ainda com a pasta aberta dos sprites, procurem na pasta Objects pela imagem IceBox.png e o adicione a pasta fase4 com o nome caixa_gelo (Sprite):

47- Tutorial Cenario 4

Fazendo isso acabo de lembrar que não usamos a moita e a placa da fase 1 .-.. Mas se quiserem é só criar lá um objeto com o Sprite Renderer usando eles sem collider nem nada, são apenas enfeites. Na versão final desse projeto vou adicionar lá só para enfeitar. E se quiserem, pode também adicionar outros objetos a fase4 para enfeitar também (Vou por na versão que vocês podem baixar, mas vou pular essa parte no tutorial, para não perdermos muito tempo).
Agora já podemos criar uma nova scene (File >> New Scene) e a salva-la (File >> Save Scene) na pasta scenes com o nome Fase4:

43- Tutorial Cenario 4

Aqui eu posso até deixar vocês livres para criar o cenário como quiser, não tem o menor problema, para o que vamos fazer, mas ainda sim irei guia-los para ver a gente faz um cenário mais ou menos igual.

Crie um material chamado BackgroundMontanha com o Shader Unlit/Text e aquela nossa textura do background do menu:

44- Tutorial Cenario 4

Também vamos criar os materiais PlataformaMontanha (Textura: montanha_plataforma_2 | Shader Unlit/Texture).

Na nossa Scene, criaremos então um objeto chamado Background com os componentes Mesh Filter (Quad), Mesh Renderer (BackgroundMontanha). Depois é só esticar e ajustar o Tiling:

45- Tutorial Cenario 4

Em seguida iremos criar outro objeto com o nome Plataforma com o Mesh Filter (Quad) e Mesh Renderer (PlataformaMontanha). Esse objeto deve cobrir todo o piso da fase:

48- Tutorial Cenario 4

Agora adicione o Box Collider 2D a essa plataforma e a Layer Piso!

49- Tutorial Cenario 4

A forma do cenário como eu falei não importa, por isso estou criando um cenário simples mesmo. Porém eu quero que vocês coloquem ao menos uma elevação no cenário de vocês. Caso estejam seguindo esse tutorial, criem um novo objeto chamada CaixaGelo, nele adicione um Sprite Renderer (Com o sprite caixa_gelo), uma Box Collider 2D e troque a Layer para Piso:

52- Tutorial Cenario 4

Caso precise aumente o tamanho do objeto para que o personagem precise pular para passar dele:

51- Tutorial Cenario 4

Ah, e posicione a box lá no final aonde será a luta contra o chefe final:

53- Tutorial Cenario 4

Bom, nossa basicamente só terá isso (Na versão final para vocês baixarem eu vou adicionar apenas uns enfeites, uns objetos com Sprite Renderer e sem Collider).

Com o cenário, pode criar um objeto chamado Cenario para guardar esses objetos:

54- Tutorial Cenario 4

Bom, agora vamos para de fato ao que há de novo. Crie um novo objeto chamado Vento e nele adicione um Box Collider 2D pegando basicamente toda a parte de cima da caixa de um lado a outro do cenário e marque a opção Is Trigger:

55- Tutorial Cenario 4

Marque a opção Used By Effector e adicionem o componente Area Effector 2D (Só buscar lá no Add Component):

56- Tutorial Cenario 4

Esse Area Effector 2D aplica uma força a tudo que tiver dentro do Box Collider 2D desse objeto Vento.

Force Angle -> O ângulo para onde a força está empurrando. O padrão é para direita. Se quisermos inverter, então basta a gente por 180°

Force Magnitude -> É a força com a qual os objetos serão empurrados. Lembrando que assim como é a AddForce no Rigidbody2D, quanto mais força maior é o crescimento e se o personagem já está sendo empurrado por uma força, o evento vai crescendo de forma acumulada.
Force Variation ->É a força aplicada de forma variada, ou seja, ela empurra naquela força, mas fica diminuindo e aumentando a força de forma variada.

Basicamente vamos precisar apenas dessas 3.

Em Force Angle mude para 180, para que a força venha da direita para a esquerda. Em Force Magnitude pode deixar zerado. E em Force Variation adicione uma força igual a 10, para ele ficar empurrando os objetos com uma força entre 0 e 10:

57- Tutorial Cenario 4

Se você quiser, já pode adicionar um prefab do personagem ao cenário e testar. Ao pular você vai ver que seu personagem é empurrado para trás:

58- Tutorial Cenario 4

Dificultando o processo de subir na pedra.

E com isso aprendemos a usar mais um Effector. Existem outros Effectors caso você busque no Add Component:

60- Tutorial Cenario 4

Mas eu não sabia exatamente como adiciona-los a essa fase.

Todavia vamos a explicação, para vocês saberem quando usar cada um.

Area Effector 2D -> Como vimos, ele gera a capacidade de empurrar objetos que tiverem em contato ou dentro do Collider
Buoyancy Effector 2D -> É o ideial para aplicar em locais como mar, onde o jogador não afundam, fica boiando. Ficando de forma mais natural do que um simples collider, afinal se o personagem pular de um local alto com o Buoyancy ele não vai parar ao encostar-se ao Collider, ele continuará caindo, mas a densidade irá empurra-lo novamente para cima, como se estivesse boiando.
Platform Effector 2D -> É o que usamos para criar a Plataforma One Way
Point Effector 2D -> Cria um efeito de imã, podendo atrair ou afastar objetos de um determinado ponto do Collider.
Surface Effector 2D -> É um effector que tem a intenção de aumentar a velocidade de objetos sendo empurrados.

Existe ainda outras coisas legais que eu gostaria também de mostrar além dos Effectors que são os Joint’s:

61- Tutorial Cenario 4

Que permite criar objetos como pontes levadiças, porém não achei sprites legais para demonstrar isso na construção do jogo ou receio de que o conteúdo ficasse muito grande também, então resolvi não colocar esses conteúdos na construção desses cenários, mas posso ver depois micro tutoriais para mostrar as funcionalidades desses conteúdos na prática.

Bom, o tutorial de hoje também é apenas isso. Foi fraquinho, né? Eu queria achar algumas imagens legais de vento ou folhas voando, alguma coisa do tipo para por ali, mas não achei, então terminou ficando um pouco simples. Se você quiser pode adicionar o Mesh Filter e o Mesh Redenrer com a Material Nuvem e o script de mover o material, para dá a impressão de vento forte.

E quem tiver na dúvida de como colocar enfeites no cenário, é só baixar o projeto, que eu vou adicionar alguns objetos tanto nessa fase quanto na primeira para enfeitar o ambiente, mas não há o que fazer. É só adicionar um objeto com o Sprite Renderer e o posicionar um pouco mais para trás (Z = 1, por exemplo).

Mas para finalizar esse tutorial, vamos:

1 – Por os Limites da fase com a Layer Limites. O LimiteBoss com a Layer Limite e o script EventoBoss.

62- Tutorial Cenario 4

2 – Criar um objeto GC com o script GCFase, informando a posição inicial do Personagem, o nível fase e um objeto para ser o Boss, enquanto não criamos o nosso:

63- Tutorial Cenario 4

3 – Adicionamos o script GCCamera ao objeto Camera, informando a velocidade da câmera e os Limites:

64- Tutorial Cenario 4

4 – Criar um objeto Canvas e adicionar os Prefabs HUD e Pause:

67- Tutorial Cenario 4

5 – na scene MenuFases, no objeto Fase4, informar ao script Fase, o nome da Fase que precisa ser carregada:

65- Tutorial Cenario 4

6 – Adicionar a Fase4 ao Build Settings do seu jogo:

66- Tutorial Cenario 4

E testar! Ah, se quiser gerar o executável do seu jogo e não viu o tutorial básico, é nessa mesma tela do Build Settings. Em platform você escolhe para qual plataforma quer gerar e depois é só apertar em Build:

68- Tutorial Cenario 4

E com essas informações, chegamos ao fim desse post, embora simples, espero que tenham gostado. A versão que vou disponibilizar para vocês vai estar mais bonitinho, mas serão apenas enfeites!

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

Criador do Jogos Indie, amante de jogos, terror, música, anime e programação. Estudante de mestrado com foco em jogos na educação. Louco por Resident Evil e... sei lá, acho que é isso O.o

No comments

Deixe uma resposta

Parceiros

Steam Brasil LoboLimão Centro RPG Lab Indie
Mundo Gamer PodTerror

Anunciantes

Aglomerando - Agregador de conteúdo
Uêba - Os Melhores Links GeraLinks - Agregador de links Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Tedioso: Os melhores links LinkLog MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Agregador de Links - Madruga Links 4Blogs - Agregador de conteúdo Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!